quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Espiritualidade pode ajudar a saúde mental da mulher


Cultivar a espiritualidade traz benefícios para a saúde mental das mulheres. A descoberta reafirma que o fato de se possuir uma crença espiritual e realizar preces e orações pode ajudar a lidar com as consequências negativas de uma doença, fato que já havia sido demonstrado por outros estudos.


Um estudo recente feito na Temple University explora a questão do papel que a espiritualidade desempenha na saúde mental.
O autor do relatório, Joanne Maselko, Sc.D, olhou para os padrões em adultos que tinham sido religiosa como filhos, mas tinha se afastado da espiritualidade como adultos, bem como mudanças no padrão de outros da participação religiosa.
“Nível atual de uma pessoa da espiritualidade é apenas uma parte da história”, disse Maselko, professor assistente de saúde pública no Templo. “Nós só podemos obter uma melhor compreensão da relação entre saúde e espiritualidade, conhecendo a história de uma pessoa da vida religiosa”.
Mulheres que mudaram seu padrão de participação espiritual, se era para diminuir ou aumentar o seu envolvimento, eram três vezes mais probabilidade de desenvolver ansiedade e outros problemas de saúde mental como as mulheres que permaneceram continuamente ativo dentro de sua igreja ou prática espiritual.
O estudo não explica as circunstâncias de vida possíveis que podem coincidir com um mergulho ou um aumento – ou uma mudança completa – em padrões espirituais, como uma morte na família ou outros transtornos principais da vida que podem acompanhar busca espiritual.
Nos homens, o efeito parece ser o oposto. Homens que tinha deixado de ser religiosamente ativa ou que mudaram seus padrões espirituais eram na verdade menos propensos a sofrer efeitos de saúde mental do que aqueles que tinham permanecido consistentemente ativo.
O autor do estudo a hipótese de que a razão para a diferença de gênero tem a ver com a rede social dentro dos círculos espirituais de uma pessoa. Maselko diz que as mulheres são mais conectados a essa rede que os homens. “As mulheres são simplesmente mais integrados nas redes sociais de suas comunidades religiosas”, diz Maselko. “Quando eles param de frequentar serviços religiosos, eles perdem o acesso a essa rede e todos seus benefícios potenciais. Os homens não podem ser tão integrados à comunidade religiosa, em primeiro lugar e por isso não podem sofrer as conseqüências negativas de deixar”,
Talvez sim, mas que realmente não explicar a aparente vantagem de deixar um círculo religioso para os homens, se as estatísticas do estudo estão a ser acreditado.
Além disso, aqueles que nunca tinham sido espiritualmente ativa não têm taxas significativamente diferentes de ansiedade ou outros problemas de saúde mental do que qualquer grupo em estudo.
O estudo, divulgado no início deste ano na revista Psiquiatria Social e Psiquiátrica Epidemiologia, Envolveu 278 mulheres e 440 homens, e seu objetivo foi analisar e comparar a participação vida religiosa e história psiquiátrico na vida. Cinqüenta e um por cento das mulheres não tinha sido espiritualmente ativo desde suas infâncias, e 39% ainda estavam envolvidos com uma prática religiosa.
O estudo parece apoiar reivindicações que ter algum tipo de prática espiritual atua como uma âncora emocional e mental em nossas vidas.
Pelo menos para as mulheres.


Por Anastacia Mott Austin

Fonte: saude-info.info

Nenhum comentário: