quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Olimpíadas em Londres recebem campanha contra tráfico de seres humanos

 
“É nossa responsabilidade aproveitar a oportunidade dos jogos da XXX Olimpíadas para informar ao mundo sobre a realidade deste terrível crime e inspirar os visitantes que circulam por Londres a conhecer este delito e empreender ações para por fim a ele”, destacam os organizadores da Gift Box, Campanha promovida pela ONU que alerta os visitantes das Olimpíadas sobre o tráfico de seres humanos.

 As Olimpíadas em Londres 2012 abrem espaço também para a Campanha Gift Box (http://ungiftbox.org/) de sensibilização contra o tráfico de pessoas. Desde o dia 31, vários locais da capital inglesa expõem grandes caixas de presentes, em cores vibrantes e com mensagens que prometem aos transeuntes uma vida melhor como “Ganhe dinheiro e ajude sua família”.
 Ao entrar dentro da caixa, o visitante defronta-se com um cenário em branco e preto onde ressaltam rostos das vítimas do tráfico de seres humanos, finalizadas à exploração sexual e trabalho forçado, inclusive no âmbito doméstico. Além de conhecer as histórias dramáticas das pessoas que caem na rede das organizações criminosas, o público recebe também informações sobre este crime que afeta a todos os países do mundo.
 A campanha foi idealizada pelo grupo ativista Stop The Traffik e a Iniciativa Global das Nações Unidas para a Luta contra o Tráfico de Pessoas (ungift.org) constituída pela OIT e outras agências das Nações Unidas bem como pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
 Vítimas –De acordo com a última estimativa mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT), três a cada mil pessoas no mundo são vítimas de trabalho forçado, sendo 90% das vítimas exploradas por indivíduos ou empresas privadas, enquanto que 10% são forçadas a trabalhar pelo Estado, grupos militares rebeldes ou em prisões, sob condições que violam as normas fundamentais da OIT. A exploração com objetivos sexuais constitui 22% de todas as vítimas e a exploração com fins laborais representa 68% do total (cerca de 21 milhões).

Fonte: agoranoticias

Nenhum comentário: