segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Ministerio de Turismo promove capacitação em SC para combate à exploração sexual


Ainda que Santa Catarina não seja uma das sedes da Copa 2014, a expectativa é que o fluxo de turistas seja grande durante a competição devido à localização privilegiada do estado. O objetivo é que os multiplicadores formados após o curso possam atuar na prevenção e denúncia de situações concretas dentro da cadeia turística.

O Ministério do Turismo promove encontro em Santa Catarina para debater a questão do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na cadeia turística. O coordenador-geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do MTur, Adelino Neto, representará a pasta no Curso de Formação de Multiplicadores, no Hotel Morro dos Conventos.
 
As aulas são voltadas para agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários, profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.  Elas estão sendo organizadas em dez municípios do estado. Desta vez, Araranguá, polo localizado na Região Turística dos Cânyons, recebe o evento. Está prevista a participação do trade turístico e de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Entre eles, Ministério Público, assistentes sociais e conselheiros tutelares e municipais dos direitos das crianças e adolescentes também estarão presentes.

O programa de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo é estruturado em quatro eixos principais: projetos de inclusão social com capacitação profissional; formação de multiplicadores; seminários de sensibilização e campanhas. Ações de proteção ao meio ambiente e redução à pobreza e desigualdades regionais também são organizadas pelo programa.

“O MTur trabalha para erradicar o problema da exploração sexual no Brasil. Durante a apresentação, vamos ressaltar a necessidade de difundir o assunto nos municípios do estado de Santa Catarina. Para que tenhamos sucesso no turismo nacional, precisamos ser incansáveis em nossas ações”, disse Adelino Neto.

Ele lembra que, ainda que Santa Catarina não seja uma das sedes da Copa 2014, a expectativa é que o fluxo de turistas seja grande durante a competição devido à localização privilegiada do estado. O objetivo é que os multiplicadores formados após o curso possam atuar na prevenção e denúncia de situações concretas dentro da cadeia turística.

Fonte: Mercado & Eventos

Nenhum comentário: