quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Traficantes aliciam vítimas para Angola

O chefe da missão da Organização Internacional de Migração (IOM) em Angola, Salvatore Sortino, informou, em Luanda, que o crescimento  económico de Angola tem atraído “muitos traficantes de seres humanos", que introduzem no país imigrantes ilegais para trabalharem na área do  comércio.


Salvatore Sortino  falava numa palestra alusiva à celebração do Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. Aplaudiu os esforços do Executivo na luta contra a imigração ilegal, um crime estimulado por s traficantes que aliciam as suas vítimas com a promessa de uma vida melhor em Angola.

O alto funcionário da Organização Internacional de Migração acrescentou que a luta contra o tráfico de seres humanos deve envolver toda a sociedade, devido ao facto dos traficantes serem pessoas conhecidas na comunidade, pelo que ameaçam as suas vítimas e familiares para que não sejam denunciados às autoridades.
As mulheres e crianças, acrescentou, são os dois grupos mais vulneráveis ao tráfico de seres humanos, um crime transnacional cometido por redes difíceis de desmantelar.

O representante da OIM em Angola salientou que o tráfico de pessoas  é um atentado aos direitos humanos e uma forma de escravidão apoiada em lógicas de exploração sexual e laboral, além de estar associado à pobreza e à exclusão social.

“O tráfico de pessoas é o terceiro comércio ilegal mais lucrativo, depois do tráfico de armas e de drogas", declarou Salvatore Sortino, informando que, anualmente, 2,4 milhões de pessoas são vítimas de tráfico de seres humanos no mundo.

Às vezes, a busca pelo sonho de uma vida melhor acaba em tragédia, alertou Salvatore Sortino, que lembrou o facto de, em Outubro de 2013,  mais de 360 imigrantes terem morrido afogados quando eram transportados num barco que, devido à superlotação, naufragou perto da ilha italiana de Lampedusa.

Fonte:  www.angonoticias.com

Nenhum comentário: