quarta-feira, 5 de junho de 2013

Oficina de saúde sobre os riscos do tabagismo


Ontem (4) foi realizada pelas alunas da Escola de  Enfermagem da UFMG no Cantinho da Paz uma oficina de saúde sobre os riscos do tabaquismo.

As mulheres participantes escutaram com atenção e ficaram sensibilizadas a respeito do câncer de pulmão. Ele  é um dos tumores malignos mais comuns, sendo  o hábito de fumar é o fator de risco mais conhecido, responsável pelo aumento de 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes.  Na fumaça do cigarro existem mais de 5 mil substâncias químicas das quais cerca de 50 são cancerígenas. 
O risco também existe para os fumantes passivos ( as pessoas que não tem o hábito de fumar, porém convivem com pessoas que fumam em ambiente fechado, seja em casa ou no trabalho). Essa exposição à fumaça do cigarro também é igualmente maléfica.   
Os sintomas relacionados ao câncer de pulmão são diferentes de acordo com a localização do tumor no pulmão. Entre eles, podemos mencionar:
  • ·         Tosse, geralmente seca, com persistência por mais de três semanas, ou nos fumantes com tosse crônica quando ocorre mudança da mesma, tornando-se mais intensa ou em horários diferentes dos habituais.
  • ·         Dispnéia (falta de ar) podendo estar relacionada aos esforços ou mesmo as atividades habituais como tomar banho e em alguns casos até mesmo no repouso. Geralmente surge de forma leve ocorrendo piora com o passar do tempo.
  • ·         Dor torácica continua, podendo estar relacionada com os movimentos respiratórios ou com a posição.
  • ·         Hemoptise, ou seja, presença de sangue no escarro, juntamente com a tosse, sintoma também bastante associado a tuberculose.
  • ·         Pneumonias de repetição ou “mal curadas”.
  • ·         Inchaço no pescoço ou na face.
  • ·         Perda de peso importante.
  • ·         Rouquidão por mais de 1 semana.

A melhor forma de prevenção é parar de fumar: 95 % dos casos de câncer em homens e 80 % dos casos de câncer em mulheres são relacionados ao tabagismo, portanto a melhor forma de prevenção é evitar o consumo de tabaco.


Nenhum comentário: