quarta-feira, 5 de junho de 2013

Campanha vai conscientizar prostitutas sobre doenças sexualmente transmissíveis

Na próxima semana, entre os dias 03 e 07 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Associação das Prostitutas de Minas Gerais (APROSMIG) realiza a I Semana de Promoção à Saúde das Prostitutas. O evento será no 3º andar do Shopping UAI (rua Saturnino de Brito, 17, centro – em frente ao terminal rodoviário). O objetivo é conscientizar as profissionais do sexo sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e também melhorar o acesso desse público no Sistema Único de Saúde (SUS). A semana é em comemoração ao Dia da Prostituta, comemorado em 2 de julho.


Vários serviços serão oferecidos, entre eles: oficinas de sexualidade e auto-cuidado, prevenção, teste rápido para HIV, sífilis, hepatites virais e gravidez. Além de distribuição de material informativo e preservativos. Cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e monitores do programa “BH de Mãos dadas contra a Aids” estarão a disposição durante esses cinco dias. A expectativa é atender cerca de 600 pessoas.

Especialistas na área da saúde estimam uma incidência de 5% de infecção pelo HIV entre as prostitutas no país. A gerente da Coordenação de DST/Aids da SMSA, Lucinéia Carvalhais, lembra da importância da testagem para o HIV.

“Queremos estimular as pessoas, que tenham ou tiveram relações sexuais, a realizar o teste. Ele está presente em toda a nossa rede e deve ser feito por todos. Quanto mais cedo se diagnosticar uma doença, melhores serão as chances de sobrevida”, diz ela.

Atualmente, em Belo Horizonte, existem cerca de 8 mil pessoas em tratamento antirretroviral (residentes e não residentes). Em 2012, foram constatados 515 novos casos de Aids em Belo Horizonte. Já no ano de 2011, foram confirmados 541 novos casos. Até abril deste ano, foram 38 novos casos de Aids.

Fonte: O Tempo 

Nenhum comentário: