quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Congregações Religiosas promovem formação sobre Tráfico de Pessoas


A formação de multiplicadores/as para fortalecimento do enfrentamento do Tráfico de Seres Humanos mobilizou a Rede Intercongregacional Um Grito Pela Vida, que realizou seminário temático entre os dias 06 e 07 de agosto em Teresina, capital do Piauí.

O Seminário contou com o apoio da Conferência dos Religiosos/as do Brasil, a CRB Regional Teresina, e reuniu 40 pessoas entre Irmãs, leigos e leigas, agentes de pastorais e instituições parceiras. O encontro foi assessorado pelas Irmãs Nair de Sousa (Congregação das Irmãs de São José), Roselei Bertoldo (Irmãs do Imaculado Coração de Maria) e Denise Morra (Missionárias do Sagrado Coração de Jesus). Estas três Congregações integram a Rede Um Grito Pela Vida no Regional da CRB-PI.
 Segundo Irmã Roselei Bertoldo, o seminário mobilizou lideranças de diversas cidades piauienses para fortalecer o trabalho em rede: "O seminário objetivou sensibilizar e socializar informações sobre a temática do Tráfico Humano com vistas a capacitação de multiplicadores/as para atuar na rede de enfrentamento desta realidade. Foram dois dias de estudo, aprofundamento sobre a realidade no Brasil e no Mundo”, disse.
Pela programação, o primeiro dia de encontro contemplou explanações sobre a realidade do tráfico humano em nível de Brasil e de mundo. O segundo dia foi reservado para apresentação da Rede Um Grito Pela Vida e para a construção de um plano de ação para este semestre, comum a Congregações e Instituições parceiras. Cada entidade atuará nas suas realidades com foco na formação de lideranças, atuação na linha da prevenção do TSH junto a crianças, adolescentes e jovens.
 Também no encontro foi firmada parceria para que as instituições atuem de forma coletiva em momentos específicos. Segundo explica Irmã Denise Morra, um dos momentos será o dia 7 de setembro, onde acontece o Grito dos Excluídos/as: "Com a proximidade do 7 de setembro e o Grito dos Excluídos, queremos nós "Rede um Grito pela Vida” gritar contra este crime de caráter transnacional e a mais nova forma de escravidão do século. No Brasil este grito - o tráfico de pessoas - ganha corpo com a criação de uma CPI no Senado e a discussão do 2º Plano Nacional de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas e a proximidade de eventos internacionais como a Copa do Mundo e Olimpíadas”, destacou.
Irmã Denise lembra ainda que é importante gritar que o tráfico de pessoas está diretamente ligado a baixa escolaridade, a expectativa reduzida de mobilidade social, aos sonhos da juventude em busca de melhores condições de vida e a vulnerabilidade de mulheres e crianças, entre outros.
O encontro abriu ainda uma perspectiva de uma formação continuada, desta vez, envolvendo a toda a sociedade piauiense. Ação coletiva a ser planejada será a realização de um seminário aberto que discutirá o 2º Plano Nacional de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas. Este plano está sendo elaborado pelo Governo Federal, em parceria com instituições ligadas a Defesa dos Direitos Humanos.
 Com esse encontro, a Rede Um Grito Pela Vida promove conscientização, fortalece o trabalho em rede com Vida Religiosa no Brasil e aumenta o número de entidades parceiras em prol da erradicação do Tráfico Humano. A Rede é um espaço de articulação e ação solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil na vivência de sua vocação e missão. É aberta e deseja encontrar novos e novas adeptas nas diversas Congregações.
Fonte: adital

Nenhum comentário: