terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ativa participação da Pastoral da Mulher no Seminário de Preparação do Grito dos Excluidos 2011


No último dia 13 de agosto, a Pastoral da Mulher de BH, com uma numerosa representação de agentes e mulheres,  participou  no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Centro de Pastorais), junto com  membros de Organismos ligados as igrejas, Pastorais e Movimentos Sociais, do Seminário de Preparação para o Grito dos Excluídos 2011. Em sua 17ª edição, o Grito tem por tema: Pela Vida grita a TERRA, Por direitos todos nós!



O Grito dos/as Excluídos/as pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra sofrida com tantos projetos de morte, os quais, escondidos atrás das máscaras do desenvolvimento, destroem a natureza e colocam em risco toda espécie de vida sobre o Planeta. Consequência também de um  modelo de desenvolvimento capitalista, que visa tão somente o lucro desenfreado de alguns poucos, é a negação dos direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à Terra, à Água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.

Durante a manhã os assessores, Roberta Traspadine (Economista e Educadora Popular) e Padre João Batista Libânio (Teólogo),  nos ajudaram nos ajudaram a  nortear a discussão  em torno do tema deste Seminário. A tarde foi dedicada a diversas oficinas temáticas, uma delas, a de “violência contra a mulher” foi desenvolvida pela Pastoral da Mulher.   

Nenhum comentário: