sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ação pela amamentação reúne duas mil mulheres no Aterro do Flamengo, no Rio


Cerca de duas mil mães estarão reunidas para amamentar seus bebês neste domingo, 28, no Aterro do Flamengo, no Rio, batendo o recorde das Américas. O encontro marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê Carioca, e tem o objetivo de promover a importância da amamentação pelo menos até os dois anos de idade, seguindo recomendações da organização Mundial da Saúde (OMS).

A mobilização popular, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), contará com Feira de Saúde, das 9h às 14h, no Parque da Cidade das Crianças, na Praia do Flamengo, em frente à Rua Corrêa Dutra. No local, haverá estandes de saúde da mulher, do homem e do idoso, nutrição, paternidade, tabagismo, saúde bucal, asma, fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares. Para as crianças, haverão brincadeiras e atividades lúdicas. Também acontecerão shows e apresentação de atividades culturais, como teatro e corais.
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Assessoria de Controle do Tabagismo disponibilizará um estande na Feira de Saúde com informações sobre o tabagismo durante a gestação. O objetivo é esclarecer a importância de evitar o fumo na gravidez e no período de amamentação, devido aos riscos para o bebê. A população poderá passar por avaliação de lesão de boca pela equipe de Saúde Bucal, medição de monóxido de carbono, avaliação da dependência química e obter orientações sobre como deixar de fumar.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida e orientam as mães para que amamentem a criança por até dois anos ou mais, complementando a alimentação com outros alimentos saudáveis. A amamentação é uma experiência completa, pois proporciona a comunicação total entre mãe e filho, reduz o número de mortes infantis e oferece maior qualidade de vida para o bebê.
Fonte: www.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário: