quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Pastoral da Mulher de BH participa no Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

A Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher está realizando, nos dias 25 e 26 de novembro, em Belo Horizonte, o 9º Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Minas Gerais com o tema “Violências contra as mulheres e interseções”.  Representando à Pastoral da Mulher de BH participam Isabel C. Brandão e Viviane Nunes.

 A proposta é discutir como as experiências das mulheres são plurais e diversas, quando consideradas as diferentes interseções que as definem como – relações de gênero, étnico-raciais, de classe, geracionais, da sexualidade, de violência urbana e deficiências – dentre outras.
 Esta perspectiva de compreensão de mulheres enquanto iguais, ao mesmo tempo que diferentes em suas especificidades, torna mais complexo o olhar sobre o fenômeno da violência e amplia os desafios ao seu enfrentamento, o que caracteriza este Seminário como um espaço para reflexão, formação e formulação de propostas e ações.

A novidade desta edição foi a oferta de minicursos realizados entre os 17 e 19 passados, na sede do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG), instituição que compõe a própria Rede. Os eventos preparatórios para o Seminário foram espaços de formação e discussão aprofundada sobre as interseções entre violência contra as mulheres e outras desigualdades sociais.

 Cerca de 250 pessoas participaram debatendo os temas: Cuidando dos cuidadores; Aspectos psicossociais, jurídicos e religiosos da violência doméstica; Violência contra as mulheres e relações de gênero; Mulheres, drogas e violência urbana; Educação para as Relações de Gênero; Gênero e relações etnicoraciais; e Violência Obstétrica é Violência Contra a Mulher.

Nenhum comentário: