sexta-feira, 2 de maio de 2014

Polícia frustra tráfico de mulheres para Angola

A Polícia frustrou há dias uma operação criminosa que visava o tráfico de duas jovens moçambicanas de 23 anos de idade para fins de exploração sexual em Angola.

Segundo as autoridades, as jovens iam sendo traficadas para aquele país de expressão portuguesa por uma parente seu, tendo a corporação conseguido inviabilizar a tentativa de tráfico quando elas já se encontravam no Aeroporto Internacional de Maputo prestes a embarcar.
A suposta traficante foi detida no voo com destino a Angola e imediatamente encaminhada à 16ª Esquadra. A Polícia procura agora identificar possíveis integrantes desta rede e a apurar se não haverão mais jovens que eventualmente terão sido traficadas em ocasiões anteriores.
“Já foi aberto o correspondente processo-crime e a senhora, ao que tudo indica, tia de uma das jovens, está a responder por tentativa de tráfico. O argumento por ela usado para tentar viajar com as vítimas é de que iam prestar serviços domésticos. Investigações até aqui realizadas indicam que as raparigas iam ser exploradas sexualmente pela mulher, de 40 anos. Sendo assim, apelamos a todos para serem vigilantes, não deixarem os seus filhos viajar sem que haja uma clareza do que efetivamente vão fazer no destino”, apontou.
A este propósito, o Comando-Geral da Polícia, através do seu porta-voz, Pedro Cossa, lançou ontem um apelo a uma maior vigilância e cuidados para com as menores e jovens de forma a se evitar possíveis casos de tráfico para fins de exploração sexual fora do país.
Um dos casos mais conhecidos de exploração sexual de menores para fora do país remota de 2008, quando Aldina dos Santos, também conhecida por Diana, conseguiu traficar de Maputo para a África do Sul três menores a quem submeteu a uma intensa exploração sexual. Diana viria a ser denunciada pelo advogado Inácio Mussanhane e condenada à prisão perpétua por um tribunal de Pretória.
Entretanto, dos casos relevantes apontados pelo Comando-Geral da Polícia o destaque vai ainda para a detenção de dois indivíduos, uma de nacionalidade sul-africana e outro moçambicano, na posse de cocaína. A primeira foi detida na posse de 4,9 quilogramas da droga e o nacional com 69 ampolas da mesma droga.

A cidadã sul-africana, de 28 anos de idade, vinha do Brasil com droga escondida nas suas malas de viagem, enquanto o moçambicano, de 38 anos, trazia a droga no seu estômago.

Fonte: www.jornalnoticias.co.mz

Nenhum comentário: