quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pastoral da Mulher de BH realiza ações de prevenção contra HPV


Dentro das atividades da Unidade Oblata em MG  sobre promoção da saúde integral das mulheres em situação de prostituição , foi realizada nesta quarta-feira, 22, a oficina sobre o vírus HPV, causador do câncer no colo uterino, ministrada pela Professora da Escola de Enfermagem da UFMG Eliana Villa.

A Professora Eliana Villa desenvolve, desde há vários anos,  na Pastoral da Mulher de  BH o Projeto "Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres".

A oficina informou sobre o que é o HPV; como se transmite, como se manifesta, quais os sintomas e como se prevenir. O vírus do papiloma humano (HPV) é uma infecção que pode ser contraída pela pele e pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero. A professora informou como o  principal meio de transmissão do HPV é através de contato sexual com pessoas infectadas. Entretanto, a possibilidade de contaminação através de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras não pode ser descartada. 


Outro tema explicado com detalhe foi  a vacina que está sendo distribuída na rede pública de saúde. Ela é quadrivalente,  pois  previne contra quatro tipos de HPV, dos tipos 6 e 11, responsáveis por verrugas genitais, e dos tipos 16 e 18, que podem causar lesões pré-cancerosas e cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus. Estes quatro tipos respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero em mulheres. Apesar de gratuita apenas para meninas de 11 a 13 anos (e, futuramente, para todas as meninas de 9 a 13 anos), ela é aprovada para homens e mulheres de 9 a 26 anos.
Além disso, a conversa serviu para as mulheres tirarem dúvidas sobre seu cotidiano e serem orientadas a realizarem periodicamente o exame de papanicolau, como prevenção ao câncer de colo de útero.


Nenhum comentário: