quarta-feira, 16 de abril de 2014

Celebração de lava-pés na Pastoral de BH


Na Pastoral da Mulher de BH aconteceu, na tarde de hoje, a Celebração da Ceia Pascal e do Lava-pés.  Deste modo demos inicio à Semana Santa,  um momento tão importante na vida da Igreja, um momento tão importante para a vida de nós integrantes da família oblata.

Equipe e mulheres participantes da Pastoral celebramos a Páscoa na tradição Judaica e Cristã, num ambiente de recolhimento e fraternidade. Depois da leitura do evangelho de Jo 13, 3-17  foi  realizado o lava-pés,  a reprodução do que Cristo fez, em um gesto de acolhida, serviço e doação. Com esse gesto relembramos o mandamento novo, o mandamento do amor, do amor “como eu vos amei”.


A continuação   fomos convidados a refletir sobre nossas vidas, reconhecer nossas virtudes e  falhas e perdoar, para podermos renascer com mais amor, fé e esperança, assim como o Cristo. Na partilha dialogamos e partilhamos as experiências de sofrimento e renascimento na vida das mulheres de batalha,  sentindo o apelo a manter acesa a chama da esperança, porque Jesus Cristo ressuscitou como o início de uma vida nova. 

Lucinete Santos e a Ir. Maria do Rosário coordenaram a celebração, frisando que não pode reduzir-se a uma representação sentimental do gesto de Jesus, mas deve expressar o nosso propósito de traduzir esse gesto em atos de amor e de serviço aos nossos irmãos e irmãs, na nossa vida cotidiana.




A celebração terminou com a partilha do pão e o suco de uva  e o convite a viver a Semana Santa intensamente.

Nenhum comentário: