domingo, 30 de março de 2014

Ver com o coração

Assim é Jesus. Ele vem sempre ao encontro daqueles que não são acolhidos oficialmente pela religião. Não abandona quem o procura e ama-os mesmo que sejam excluídos das comunidades e instituições religiosas. Os que não têm sítio nas nossas igrejas têm um lugar privilegiado no Seu coração.


A leitura que a Igreja propõe neste domingo e o evangelho de Jesus Cristo segundo João 9,1-41, que corresponde ao Quarto Domingo de Quaresma, ciclo A do ano litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.
Eis o texto.

É cego de nascimento. Nem ele nem seus pais têm culpa alguma, mas o seu destino ficará marcado para sempre. As pessoas olham-no como um pecador castigado por Deus. Os  Jesus olha-o de forma diferente. Desde que o viu, só pensa em resgatá-lo daquela vida desgraçada de mendigo, desprezado por todos como pecador. Ele sente-se chamado por Deus para defender, acolher e curar precisamente os que vivem excluídos e humilhados.

Depois de uma cura trabalhosa em que ele também tem que colaborar com Jesus, o cego descobre pela primeira vez a luz. O encontro com Jesus mudou a sua vida. Por fim poderá desfrutar de uma vida digna, sem temor de se envergonhar ante ninguém.
 

Engana-se. Os dirigentes religiosos sentem-se obrigados a controlar a pureza da religião. Eles sabem quem não é pecador e quem está em pecado. Eles decidirão se pode ser aceito na comunidade religiosa.

O mendigo curado confessa abertamente que foi Jesus quem se aproximou e o curou, mas os fariseus rejeitam-no irritados: “Nós sabemos que esse homem é um pecador”. O homem insiste em defender Jesus: é um profeta, vem de Deus. Os fariseus não o podem aguentar: “Amaldiçoado nasceste dos pés à cabeça, e tu vais dar-nos lições?”.

O evangelista diz que, “quando Jesus ouviu que o tinham expulsado, foi encontrar-se com ele”. O diálogo é breve. Quando Jesus lhe pergunta se crê no Messias, o expulso diz: “E, quem é, Senhor, para que eu creia Nele?”. Jesus responde-lhe comovido: Não está longe de ti. “Estás a vê-Lo; o que te está a falar, esse é ele”. O mendigo diz-lhe: “Creio, Senhor”.


Assim é Jesus. Ele vem sempre ao encontro daqueles que não são acolhidos oficialmente pela religião. Não abandona quem o procura e ama-os mesmo que sejam excluídos das comunidades e instituições religiosas. Os que não têm sítio nas nossas igrejas têm um lugar privilegiado no Seu coração.

Quem levará hoje esta mensagem de Jesus até esses grupos que, a qualquer momento, escutam condenações públicas injustas de líderes religiosos cegos; que se aproximam das celebrações cristãs com medo de ser reconhecidos; que não podem comungar com paz nas nossas eucaristias; que se veem obrigados a viver a sua fé em Jesus no silêncio do seu coração, quase de forma secreta e clandestina? Amigos e amigas desconhecidos, não se esqueçam: quando os cristãos os rejeitam, Jesus acolhe-os.  

Fonte: Ihu

Nenhum comentário: