segunda-feira, 31 de março de 2014

País é considerado machista para 75% dos brasileiros



No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a divulgação de uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano revela que, embora muita gente não reconheça, o Brasil ainda é um país marcado pela dominação masculina. De acordo com o levantamento feito pela empresa de inteligência e pesquisa de mercado Expertise, 75% dos brasileiros se consideram um povo machista. 


Apesar dessa percepção de uma sociedade patriarcal, apenas um em cada três homens entrevistados admitiu ser machista. Para especialistas, os números não surpreendem, mas são um alerta para uma necessidade de mudança de hábitos.



 Opção. Reginaldo de Souza faz questão que a esposa não trabalhe para tomar conta da casa

“Isso é preocupante porque quanto mais machista a sociedade, mais violenta ela é. O machismo sustenta valores de hierarquia, mando e controle, e as gerações vão perpetuando essa prática sem pensar os efeitos que criam”, afirma a psicóloga Cláudia Natividade, membro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Ela ponderou que os dados são “até generosos, porque todas as práticas que temos na sociedade são extremamente machistas”.



Comportamento

Quando o assunto é dividir as contas, o levantamento da Expertise revela um dado curioso. Embora não se considerem machistas, a maioria dos jovens de 18 a 29 anos – 57% – acredita que o homem precisa bancar os custos do motel. Em relação a restaurantes ou bares, 35% também acham que o homem deve pagar a despesa sozinho.

Entenda
O estudo ouviu 1.258 homens e mulheres, de todas as classes sociais, em todo o país.

Análise

Dominação. O ato de o homem pagar a conta sozinho é uma forma de controle, segundo especialistas. Com menos chance de escolha, a mulher é colocada em subalternidade.

Outros dados

Perfil
Uma pesquisa do Instituto Avon revelou dados sobre a relação entre homens e mulheres no Brasil semelhantes aos obtidos pela Expertise.

Resultados
Segundo o estudo, 43% dos homens entrevistados acreditam que quem deve cuidar da casa é a mulher. A pesquisa mostrou que 89% dos homens consideram inaceitável que as mulheres não mantenham o lar em ordem e que 69% deles não querem que elas saiam com amigos sem os parceiros.

Universo
Feita no fim de 2013, a pesquisa ouviu 1.500 homens e mulheres de todas as regiões do país.


Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: