quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pastoral da Mulher de Bh conquista cadeira no Conselho Municipal de Direitos da Mulher

 Na noite da última quarta-feira, dia 23, aconteceu a Assembleia Geral de Eleição das representantes da Sociedade Civil no CMDM/BH, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Bh.


Como delegadas da nossa Entidade, vinculada ao Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, atuaram Viviane Nunes Fonseca, Ir. Sirley Silva e  Débora Campos,  e apresentamos candidata a Isabel Brandão como titular e a Lucinete Santos como suplente.

Isabel Brandão apresentou brilhantemente a natureza e missão da Pastoral da Mulher como promoção humana e defesa dos direitos das mulheres que estão em situação de prostituição.

Criado através de Lei Municipal 6948 de 14 de setembro de 1995 e empossado em sua 1ª gestão em 1996, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem como objetivo formular, estimular e acompanhar políticas públicas relacionadas à melhoria da qualidade de vida da mulher, buscando assegurar a plena igualdade nos planos político, econômico, social, cultural e jurídico, exercendo também o papel do controle social sobre a execução destas políticas.

O CMDM é considerado uma conquista histórica do movimento feminista e de mulheres, em busca de relações sociais justas e democráticas que dão visibilidade às relações desiguais de gênero. Ele se preocupa em estimular, apoiar e desenvolver estudos, pesquisas e debates sobre a identidade de gênero e raça, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de discriminação e violência contra a mulher, apoiar os movimentos sociais em favor das mulheres, promover intercâmbios e formar convênios com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados.
O CMDM BH promove sistematicamente seminários formativos agregando Universidades, parceiros da Rede de Enfrentamento a Violência contra a mulher, entidades de defesa dos direitos da mulher negra, gestores públicos e entidades da Sociedade Civil, versando sobre vários temas que dizem respeito à garantia dos direitos das mulheres, muitas vezes em parceria com a COMDIM e demais entidades.
O CMDM BH localiza-se na Rua Espírito Santo, nº 505, 10º andar, Centro.

Composição do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de BH
ORIGEM  /  CATEGORIA
REPRESENTAÇÃO
TITULARES
SUPLENTES

Poder Público   /   Representantes do Poder Executivo

sub-total: 22
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
11
11

Sociedade Civil   /   Representantes da Sociedade Civil Organizada

sub-total: 22
Representantes escolhidas em assembléia convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
11
11
TOTAL:
22
22


Nenhum comentário: