terça-feira, 27 de agosto de 2013

Argentina promove ‘Mercosul livre do tráfico de mulheres’

A chancelaria Argentina busca promover através da campanha "Mercosul livre do tráfico de mulheres” a luta contra a exploração sexual ou trabalhista de mulheres na região.


A coordenadora do programa, Zaid Gatti, afirmou que é dirigido especialmente a mulheres que possam "ser capturadas por uma oferta enganosa de outro país ou de países membros do Mercosul, com ofertas de empregos de babá, garçonete, empregada doméstica, dentre outros”.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo governo argentino na busca de promover e facilitar as condições para o exercício pleno dos direitos das mulheres nos países que integram o bloco dos países da América do Sul.

A Argentina prevê unificar os critérios de atenção orientados a gerar sinergias na região para facilitar a definição de uma política que ponha freio a este flagelo e, dessa maneira, garantir melhor os direitos dos cidadãos.

A iniciativa acontece em meio à Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher (RMAAM) do Mercosul e é dirigida especialmente a mulheres, funcionários e funcionárias de postos fronteiriços e agentes governamentais.

Na campanha serão divulgadas mensagens nas quais serão publicados números de atenção telefônica de alcance nacional e atenção 24 horas através de avisos radiofônicos, cartazes e adesivos.

Operação contra o tráfico

As autoridades argentinas lançaram uma mega operação nos centros noturnos de Salta Central, no norte do país, no qual foram liberadas 32 mulheres vítimas de tráfico, sendo detidas sete pessoas, dentre elas o prefeito Carlos Villalba.

Algumas ações estiveram a cargo da Polícia Federal, agentes da Administração de Ingressos Públicos (AFIP) e da Polícia de Segurança Aeroportuária, que confiscaram também narcóticos e uma grande quantidade de dinheiro em espécie.

A organização criminal está estreitamente vinculada com a conexão de Calama, do Chile, informação que a AFIP confirmou em um comunicado.

Fonte: Adital

Nenhum comentário: