quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Comissão convoca suspeitos de tráfico de mulheres para a Europa


Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas aprovou nesta terça-feira (5) a convocação para depoimento de um casal preso pelo Polícia Federal na Bahia suspeito de aliciar mulheres para trabalhar em bordéis na Europa. Também foi aprovada a convocação de uma mulher que seria esposa do dono de um bordel que mantém brasileiras em cárcere privado em Salamanca, na Espanha.




Na edição deste domingo (3), o Fantástico mostrou que, após denúncia da mãe de brasileira explorada sexualmente na Espanha, a Policia Federal e a policia nacional espanhola, realizaram operação conjunta que desarticulou uma quadrilha internacional e libertou brasileiras que eram mantidas como escravas sexuais naquele país.

Os convocados deverão ser ouvidos nos próximos dias 21 e 22 em Salvador e em Monte Santo, na Bahia. De acordo com o presidente da CPI, Arnaldo Jordy (PPS-PA), a suposta esposa do dono do bordel está no Brasil mas ainda não foi localizada. Ele informou que os parlamentares também pretendem ouvir a mãe da brasileira aliciada pelo grupo de exploração sexual.

"A situação internacional do trafico de mulheres é bem conhecido na CPI, e a rota da Espanha é conhecida como uma das mais recorrentes. O que nos interessa nao é apenas penalizar essas pessoas, mas saber a extensão dessa rede. Vamos coletar informações sobre o funcionamento da rede", disse Jordy.

O deputado informou que foram aprovadas, ainda, visitas ao Acre e a Sao Paulo nos dias 28 de fevereiro e 7 de março, respectivamente. O objetivo é investigar as rotas de trafico de pessoas que atuam nessas regiões. A comissão também aprovou audiência com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso, e da Defesa, Celso Amorim. A data ainda não foi definida.

Fonte: Globo

Nenhum comentário: