quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mulheres recebem úteros das mães em transplantes


Duas mulheres suecas esperam ficar grávidas após se submeterem a cirurgias que os médicos afirmam serem os primeiros transplantes de úteros de mães para filhas.


Especialistas na Universidade de Gotemburgo afirmam que fizeram a cirurgia no final de semana passado sem complicações, mas disseram que não considerarão a operação bem sucedida a não ser que as duas mulheres deem à luz crianças sadias no futuro. As duas mulheres receptoras dos úteros das mães têm mais de 30 anos. "Essa será a melhor prova", disse Michael Olausson, um dos cirurgiões.
Uma das mulheres, não identificada, teve o útero removido há vários anos por causa de um câncer, enquanto a outra nasceu sem útero. Elas ficarão um ano sob observação antes que os médicos tentem ajudá-las a engravidar, através da fertilização in vitro, na qual embriões criados com óvulos dos ovários das duas serão implantados nos úteros.
Cirurgiões ao redor do mundo buscam maneiras de transplantar úteros, o que permitiria que mulheres que perderam o órgão devido ao câncer ou outras doenças possam ficar grávidas. Especialistas em fertilidade elogiaram o transplante na Suécia como um passo significativo, mas ressaltaram que ainda falta esperar para saber se ele resultará em uma gravidez bem sucedida.
Médicos turcos anunciaram no ano passado que realizaram com sucesso o primeiro transplante de útero, dando o útero de uma doadora falecida a uma mulher jovem. Olausson disse que a paciente turca está bem, mas não sabe se ela iniciou um tratamento contra a infertilidade.
Olausson afirma que é possível que exista um risco menor de rejeição do órgão quando o doador é um familiar, mas acredita que o mais importante é a "conexão emocional" entre mãe e filha.
 Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: