A festa de Nossa Senhora do Rosário, no Brasil, está ligada
a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de
Congadas, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, as Congadas se
tornaram também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.
Surgiu da mesclagem das culturas africana e européia, ainda na época da
colonização do Brasil.
Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário
ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição
mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na Igreja de Prouille, em que Maria dá
o rosário a ele.
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de
Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em
1572, o Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma
festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi
atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele
dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa
contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou
o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa
foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do
Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário.
A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7
de outubro, aniversário da batalha.
A devoção ao rosário nasceu no período medieval e
simbolizava uma coroa de rosas que teria sido oferecida à Virgem Maria como
expressão do amor e piedade dos fiéis cristãos.
Oração típica da devoção mariana, a recitação do Rosário remete à
meditação dos mistérios da vida de Jesus de Nazaré e da tradição da Igreja, e
permite a compreensão da rotina cotidiana iluminada pela vida do próprio
Cristo.
Os dominicanos foram os grandes difusores da devoção ao
Rosário. A tradição conta que Nossa
Senhora teria aparecido a São Domingos – fundador da Ordem dos Dominicanos – e,
na ocasião, teria mencionado que a recitação do Rosário seria uma poderosa arma
de conversão. Foi o Papa, de origem
dominicana, que incentivou oficialmente a oração do Rosário, indicando,
sobretudo, que deveria ser feita em família.
Histórico e mensagem das
congadas
Origem Africana do
Culto
O culto
das Congadas tem origem afro-brasileira. A África pré-colonial recebeu a
influência dos religiosos Missionários Dominicanos, que levaram, junto com sua
Catequese, a devoção à Nossa Senhora do Rosário aos negros africanos. Os negros
acrescentaram a esta devoção elementos próprios, como os bailados guerreiros e
as coroações, cristianizando suas práticas de culto à Natureza. O modelo
religioso dominicano foi recriado com elementos próprios da cultura africana,
dando origem às chamadas congadas.
A Imagem na Praia
A
fundamentação mítica das Congadas está numa tradição católica africana que
afirma que uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. Os grupos de
negros apareceram com seus tambores, cantando para a santa e pedindo-lhe que
viesse para protegê-los contra o inimigo. A imagem veio se encaminhando, no
movimento lento do vaivém das ondas, lentamente, até chegar à praia, e é
chamada para caminhar com eles. Os Moçambiques resgatam a imagem e os
Congadeiros, chamados Filhos do Rosário, são os que convidam Nossa Senhora para
o caminho, preparando, com suas evoluções, símbolos, cantos, vestuário
colorido, galhos e flores, a passagem da santa. Seus cantos expressam os
problemas sociais que vive o grupo e a religiosidade, a confiança em Nossa
Senhora e nos santos negros como força no enfrentamento de suas duras lutas
pela sobrevivência.
A Congada no Brasil
A
presença deste bailado popular aparece no Brasil no tempo dos vice-reis, desde
o Ceará até ao Rio Grande do Sul, como resgate da cultura africana, relembrando
a coroação do Rei do Congo no Brasil. Sua cantilena é uma adaptação da “Canção
de Rolando”, epopéia francesa, que chegou até nós através dos Jesuítas. Os
Jesuítas a utilizaram como um grande instrumento de catequese na evangelização
do Brasil. As danças guerreiras do instinto negro servem de base para criar uma
espécie de luta irreal e coreográfica entre o bem e o mal, entre cristãos e
mouros. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros,
que acabam sendo batizados. Depois, todos juntos fazem a festa em louvor a
Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. As violas, o canzá, caixas, tambores,
acompanham os cantadores.
Um Significado Atual
De fato, a
Congada no Brasil é um bailado notável e com um simbolismo de significado muito
coerente com a origem da própria devoção à Nossa Senhora do Rosário. A Festa
Litúrgica de Nossa do Rosário foi instituída por S. Pio V, exatamente para
celebrar a intervenção de Nossa Senhora, através da oração do Rosário, na
vitória naval da batalha que libertou os cristãos dos ataques das forças
muçulmanas em Lepanto, na Grécia, em 07 de outubro de 1571. A devoção à Senhora
do Rosário tem a ver com luta, com vitória e sobretudo com a PAZ. Os
Congadeiros expressam tudo isto com as suas danças: a confiança naquela que é
força nas suas lutas e a vitória como acordo festivo entre adversários. A
Congada contém, inclusive, um significado muito atual.
Fonte: mariamaedorosario.blogspot
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