domingo, 7 de outubro de 2012

07 de outubro - Festa de Nossa Senhora do Rosário


A festa de Nossa Senhora do Rosário, no Brasil, está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congadas, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, as Congadas se tornaram também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia. Surgiu da mesclagem das culturas africana e européia, ainda na época da colonização do Brasil.

Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na Igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572, o Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.
A devoção ao rosário nasceu no período medieval e simbolizava uma coroa de rosas que teria sido oferecida à Virgem Maria como expressão do amor e piedade dos fiéis cristãos.  Oração típica da devoção mariana, a recitação do Rosário remete à meditação dos mistérios da vida de Jesus de Nazaré e da tradição da Igreja, e permite a compreensão da rotina cotidiana iluminada pela vida do próprio Cristo.
Os dominicanos foram os grandes difusores da devoção ao Rosário.  A tradição conta que Nossa Senhora teria aparecido a São Domingos – fundador da Ordem dos Dominicanos – e, na ocasião, teria mencionado que a recitação do Rosário seria uma poderosa arma de conversão.  Foi o Papa, de origem dominicana, que incentivou oficialmente a oração do Rosário, indicando, sobretudo, que deveria ser feita em família.
 
Histórico e mensagem das congadas
 A festa de Nossa Senhora do Rosário, no Brasil, está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congadas, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, as Congadas se tornaram também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.
 
Origem Africana do Culto
            O culto das Congadas tem origem afro-brasileira. A África pré-colonial recebeu a influência dos religiosos Missionários Dominicanos, que levaram, junto com sua Catequese, a devoção à Nossa Senhora do Rosário aos negros africanos. Os negros acrescentaram a esta devoção elementos próprios, como os bailados guerreiros e as coroações, cristianizando suas práticas de culto à Natureza. O modelo religioso dominicano foi recriado com elementos próprios da cultura africana, dando origem às chamadas congadas.
 
A Imagem na Praia
             A fundamentação mítica das Congadas está numa tradição católica africana que afirma que uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. Os grupos de negros apareceram com seus tambores, cantando para a santa e pedindo-lhe que viesse para protegê-los contra o inimigo. A imagem veio se encaminhando, no movimento lento do vaivém das ondas, lentamente, até chegar à praia, e é chamada para caminhar com eles. Os Moçambiques resgatam a imagem e os Congadeiros, chamados Filhos do Rosário, são os que convidam Nossa Senhora para o caminho, preparando, com suas evoluções, símbolos, cantos, vestuário colorido, galhos e flores, a passagem da santa. Seus cantos expressam os problemas sociais que vive o grupo e a religiosidade, a confiança em Nossa Senhora e nos santos negros como força no enfrentamento de suas duras lutas pela sobrevivência.
 
A Congada no Brasil
             A presença deste bailado popular aparece no Brasil no tempo dos vice-reis, desde o Ceará até ao Rio Grande do Sul, como resgate da cultura africana, relembrando a coroação do Rei do Congo no Brasil. Sua cantilena é uma adaptação da “Canção de Rolando”, epopéia francesa, que chegou até nós através dos Jesuítas. Os Jesuítas a utilizaram como um grande instrumento de catequese na evangelização do Brasil. As danças guerreiras do instinto negro servem de base para criar uma espécie de luta irreal e coreográfica entre o bem e o mal, entre cristãos e mouros. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que acabam sendo batizados. Depois, todos juntos fazem a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. As violas, o canzá, caixas, tambores, acompanham os cantadores.
 
Um Significado Atual
             De fato, a Congada no Brasil é um bailado notável e com um simbolismo de significado muito coerente com a origem da própria devoção à Nossa Senhora do Rosário. A Festa Litúrgica de Nossa do Rosário foi instituída por S. Pio V, exatamente para celebrar a intervenção de Nossa Senhora, através da oração do Rosário, na vitória naval da batalha que libertou os cristãos dos ataques das forças muçulmanas em Lepanto, na Grécia, em 07 de outubro de 1571. A devoção à Senhora do Rosário tem a ver com luta, com vitória e sobretudo com a PAZ. Os Congadeiros expressam tudo isto com as suas danças: a confiança naquela que é força nas suas lutas e a vitória como acordo festivo entre adversários. A Congada contém, inclusive, um significado muito atual.

Fonte: mariamaedorosario.blogspot

 

 

 

 

Nenhum comentário: