quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sucesso do Grupo "Começar de Novo" na Feira de Santa Maria


O Grupo de Produção de Bolsas Artesanais “Começar de Novo” apoiado pela Pastoral da Mulher, participou com sucesso, no último fim de semana, da Feira de Santa Maria, importante evento latino-americano da economia solidária e do comércio justo e solidário.



Além da feira que contou com a exposição de produtos de empreendimentos de diversas regiões do Brasil e do Mercosul foram estiveram presentes representantes de movimentos sociais e populares que estavam articulando-se. Dentre as diversas atividades realizadas destacamos o Seminário Nacional de Bases de Serviço de Comercialização, o Seminário Latino-americano de Economia Solidária e o Encontro Nacional de Pontos Fixos de Comercialização Solidária.

Em paralelo, também ocorrerão a 11ª Feira Nacional de Economia Solidária, 12ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, 8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 8º Levante da Juventude. Os eventos são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal.
A 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) alcançou recordes de público, reunindo mais de 170 mil pessoas durante os três dias do evento. Demonstrando uma grande pluralidade de culturas, a Feira contou com 830 grupos expositores, de 14 países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Nicarágua, Alemanha, República Tcheca, Bolívia, Brasil, Senegal, Estados Unidos e Portugal. Além disso, havia grupos de todos os estados do Brasil, garantindo a representação das diversas identidades que compõe o território brasileiro.

Os empreendimentos participantes da 8ª Feira Solidária do Mercosul e da 19ª Feicoop permitiram que os visitantes encontrassem 7,5 mil variedades de produtos, provenientes de agroindústrias, agricultores familiares, recicladores, quilombolas, indígenas, grupos de mulheres, artesãos, artistas e educadores, todos baseados nos princípios da Economia Solidária para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Além disso, o espaço se mostrou também um grande passo na articulação dos Fóruns de Economia Solidária, onde se motiva a consciência de um comércio justo, de um consumo ético e solidário, do fortalecimento de uma alimentação saudável e da produção com efeitos mínimos ao meio ambiente.
 Fonte: Pastoral da Mulher e Cáritas


Nenhum comentário: