sábado, 2 de abril de 2016

Menina que perderá a visão tem o Papa no topo da “lista de pessoas a conhecer”


Quando os pais de Elizabeth “Lizzy” Myers – menininha de 5 anos de idade portadora de um transtorno genético raro que está levando-a a perder a visão e a audição – criaram uma lista de pessoas e coisas que ela deveria ver com os seus próprios olhos antes que seja tarde demais, eles decidiram sonhar alto.


A reportagem é de Inés San Martín, publicada por Crux, 30-03-2016. A Tradução de Isaque Gomes Correa.

O casal escolheu ir ver o Papa Francisco em pessoa depois que a Turkish Airlines se voluntariou em levar a família para qualquer lugar do mundo durante duas semanas, tornando viável a ida até Roma.

O pedido para ver o papa comoveu os corações de muitas pessoas no estado de Ohio, onde Myers nasceu, além de pessoas de todo o mundo, que começaram a pôr em movimento iniciativas para tornar o desejo realidade.

Na verdade, Myers tinha tudo organizado para ver o papa na quarta-feira, na Praça de São Pedro, depois da audiência geral semanal que aí acontece, e até mesmo o Vaticano listava este compromisso entre as atividades oficiais da semana.

No entanto, a família vai ter de aguardar mais um pouco antes de realizar este objetivo: o voo que saía de Columbus, Ohio, atrasou e, no momento em que chegaram em Chicago, o avião para Roma já havia decolado.

Em off, entretanto, funcionários vaticanos dizem que, tão logo a família chegar à cidade, eles vão tentar organizar um momento em que Myers poderá ver o pontífice.

A Turkish Airlines ofereceu passagens aéreas depois que um funcionário em Chicago viu a jovem criança no canal CBS, onde a família contou a sua história em setembro passado. A família escolheu Roma não só pelo Papa Francisco, mas também porque visitar a cidade é uma experiência visual em si.

“Lizzy é uma daquelas crianças que gostam de artes, ela gosta de coisas grandes. Achamos que as grandes construções e esculturas romanas seriam coisas que ela iria realmente gostar”, disse o pai, Steven Myers, ao Washington Post.


Lizzy não sabe ainda sobre a doença, que começará a tirar a sua visão quando ela estiver entre 10 e 13 anos. Desde o nascimento ela vem usando aparelhos auditivos.

“Como dizer isso para uma criança de 5 anos de idade? Ela é uma menina tão curiosa, e grande parte da vida dela se dá através da visão. Eu simplesmente não consigo me imaginar tentando falar isso a ela”, disse Myers.

Quando os pais decidiram ir a Roma, eles tiveram o receio de que um encontro com o papa pudesse ser impossível.

No entanto, com a ajuda da organização italiana sem fins lucrativos chamada Unitalsi, entidade que auxilia peregrinos portadores de deficiências físicas, o sonho pareceu ficar ao alcance – até o momento, é claro, em que perderam o voo.

A presidente da filial romana do grupo disse em seu sítio eletrônico que a história da menininha americana afetou emocionalmente a todos da entidade.

Emanuele Trancalini também disse que a Unitalsi prestaria ajuda porque quis demostrar apoio aos pais.

“Queríamos que eles soubessem que não estão sozinhos na batalha contra essa doença”, disse ele.

Lizzy e sua família ganharam uma estadia gratuita na capital italiana, cortesia do Resort Appia Antica.

Apesar de perder o voo, os pais disseram ao News Journal of Mansfield, jornal Ohio, que mesmo assim estão viajando para Roma e que Lizzy e o resto da família terão, de fato, um encontro privado com o papa.

Fonte: Ihu

Nenhum comentário: