sexta-feira, 1 de abril de 2016

Encontro de Mulheres em defesa de seus direitos

Dentro do Projeto “Diálogos pela Liberdade: Afirmação de cidadania” impulsionado pela Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG), aconteceu o dia 29 de março o 1º Encontro de Mulheres no Centro Loyola de  Belo Horizonte.

Esta é a primeira de uma serie de ações que culminarão no mês de Setembro com um Encontro Nacional de Mulheres que exercem a prostituição para debater sobre violações de direitos e estratégias de enfrentamento.


Os objetivos propostos (criar vínculo entre elas,  despertar para os principais problemas vivenciados na prostituição e pensar em respostas coletivas a essas situações) foram satisfatoriamente alcançados.

Com formações,  dinâmicas, partilhas e confraternização, o encontro possibilitou um dia com o olhar totalmente voltado para as esperanças e dificuldades das profissionais do sexo.Foram abordados os principais desafios que enfrentam cotidianamente: o preconceito,  o desrespeito de alguns clientes e funcionários dos locais onde trabalham, a falta de segurança, a exploração econômica. A discussão trouxe a tona a importância da união entre as mulheres e necessidade de  denunciar e combater a discriminação que sofrem e  o estigma imposto e introjetado socialmente em cada uma delas.


O evento foi realizado pela Pastoral da Mulher de BH com apoio da Fundação Serra Schönthal e de Misereor.

Nenhum comentário: