quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Pastoral da Mulher de BH entra no clima de carnaval


A  Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, celebrou a festa de Carnaval num clima muito festivo e descontraído. O evento promoveu o empoderamento feminino e a defesa dos direitos da mulher através de musicas com letras, elaboradas para a ocasião, fortemente reivindicativas. De fato o nome do nosso improvisado bloco carnavalesco é  “Filhas da Luta”.



Durante toda a tarde de hoje (4)  as mulheres foram animadas com marchinhas de carnaval, cujas letras  faziam alusão a diversas reivindicações das mulheres : combate à violência de gênero,  luta contra o preconceito, mais espaço para as mulheres nas instâncias de poder, etc.

Foi um momento para celebrar a vida, e para proclamar de maneira lúdica, a necessidade de trabalhar coletivamente para construir uma nova sociedade.   A celebração do carnaval serviu também para mostrar nossa indignação contra a desigualdade de gênero e a violência que sofremos.

Tudo isso com muita  alegria e liberdade estética,  celebrando nossa existência, brincando, dançando e cantando no baile de máscaras. As máscaras estavam muito originais, cada mulher mascarou-se da personagem que mais gostava.


A letra de uma das músicas do nosso carnaval:
Ô abre alas

Ô abre alas que eu quero passar.
Ô abre alas que eu quero passar.
Eu sou da luta não posso negar.
Direitos pra mulheres vou reivindicar.
Ô abre alas que eu quero passar.
Ô abre alas que eu quero passar.
A violência não posso aceitar.
Eu sou da luta não posso negar.
Ô abre alas que eu quero passar (4x)
Homem machão aqui não tem lugar
Não bate em mim que eu vou denunciar
Eu sou da luta não posso negar,
Ô abre alas que eu quero passar(2x)
Mulheres da luta vêm se apresentar
Eu sou da luta não posso negar.  











Nenhum comentário: