sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Integrantes da Pastoral da Mulher de BH participam de Seminário realizado pela Fiocruz

Nos últimos dias 12 e 13 de novembro/2015, Isabel Brandão (Psicóloga), Lucinete Santos (Educadora Social), Ir. Ivoni Grando (Religiosa Oblata) e Vanusa Lúcia (assistida pela Pastoral), integrantes da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, participaram de Seminário promovido pela Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), e realizado na Academia Mineira de Letras, no Centro de Belo Horizonte – MG.

O objetivo do seminário foi lançar e divulgar o livro “Dicionário Feminino da Infâmia: Acolhimento e Diagnóstico de Mulheres em Situação de Violência”, e promover discussões que levem a criação de políticas públicas de empoderamento das mulheres.

Com a criação de novas políticas públicas percebe-se que estas estão sendo eficazes. Ao refletir a Lei Maria da Penha constata-se que a ela vem dando visibilidade a problemática de violência contra a mulher, levando ao aumento das denúncias de violência e punindo os “agressores”. Contudo sabe-se que a luta não se esgota, uma vez que, ainda prevalece uma mentalidade fundamentada em padrões patriarcais e machistas que acabam justificando e banalizando as várias formas de violência contra a mulher.

O livro “Dicionário Feminino da Infâmia” foi escrito por várias autoras que desenvolveram pesquisas sobre a violência contra a mulher em várias partes do mundo e constataram que a realidade é a mesma: as mulheres em pleno século XXI seguem sendo vítimas da violência pelo fato de ser mulher. A violência de gênero soma-se as violências étnicas, raciais de classe social.

O evento contou com a presença das organizadoras do livro, as pesquisadoras Elizabeth Fleury Teixeira e Stela N. Meneghel.

Nenhum comentário: