sexta-feira, 10 de julho de 2015

Vídeos de sensibilização contra o preconceito sofrido por prostitutas

A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG) recebeu na sua sede o diretor de fotografia e artista visual, Guilherme Costa, a comunicadora e articuladora social, Nanda Soares e a equipe de produção e atores que se uniram ao Projeto Diálogos pela Liberdade (http://dialogospelaliberdade.com/ )a fim de produzir dois vídeos de sensibilização contra o preconceito sofrido pelas prostitutas.



Este projeto, realizado em parceria com Misereor, agrega também outros materiais de sensibilização, tais como a revista em quadrinhos que leva o título de “As garotas do hotel”, cartazes e folhetos que serão distribuídos no hipercentro de BH (zona Guaicurus). Além disso, para ampliar o debate e reflexões trazidas pelo projeto, será realizado um Seminário sobre “Prostituição e Direitos Humanos”, com data prevista para Setembro, na Escola de Direito Dom Helder Câmara.



O diretor Guilherme  Costa, também conhecido como “Guilherme Pedreiro”, é um jovem e brilhante pesquisador de linguagens visuais, que conseguiu reunir um nutrido elenco de atores e atrizes profissionais, com experiência no teatro e cinema, para nos apoiar. 

Durante a reunião, comentamos aspectos relativos à atuação da Pastoral e à realidade vivenciada cotidianamente pelas mulheres que exercem a prostituição, abordando a essência do conteúdo dos roteiros, bem como o propósito dos vídeos. A roteirista Nanda Soares falou sobre a construção dos textos, que tiveram como base o trabalho de campo da Pastoral, depoimentos das mulheres atendidas, a pesquisa relativa às relações de gênero e machismo embutido nos diálogos, bem como o olhar das profissionais do sexo sobre o preconceito que enfrentam. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as consequências do estigma na vida das mulheres que exercem a prostituição, mas também empoderá-las pela defesa dos seus direitos.  

Depois de combinar a data dos ensaios e filmagem, o nosso encontro terminou com uma salva de palmas, pela riqueza da partilha, pela criatividade das propostas e  pelo entusiasmo manifestado por todos e todas para este trabalho. Agradecemos muito a disponibilidade e colaboração deste valioso grupo de artistas com a nossa causa.













Nenhum comentário: