segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seminário: "Diálogos pela Liberdade: prostituição e corporeidade”.

A  Pastoral da Mulher de Belo Horizonte e a Escola de Enfermagem da UFMG organizam conjuntamente o Seminário  "Diálogos pela Liberdade: prostituição e corporeidade”, os dias 18 e 19 de novembro,  para refletir sobre o fenômeno da prostituição e sensibilizar à sociedade para enfrentar o estigma e o preconceito.

A  Pastoral da Mulher de Belo Horizonte e a Escola de Enfermagem da UFMG desenvolvem desde o ano 2007 o Projeto “Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres”, por meio de um trabalho de educação à saúde. Nas ações educativas busca-se discutir a importância do auto cuidado e exaltar os valores individuais, com intuito de melhorar a qualidade de vida dessas mulheres e sua condição de sujeito responsável pela própria saúde.
Este ano 2014, com a finalidade de refletir sobre o fenômeno da prostituição e sensibilizar à sociedade para enfrentar o estigma e o preconceito, estas duas Entidades organizam conjuntamente o Seminário  "Diálogos pela Liberdade: prostituição e corporeidade”.
Objetivo Geral
Refletir sobre o fenômeno da prostituição e sensibilizar à sociedade para enfrentar o estigma e o preconceito
Objetivos Específicos
- Contextualizar e caracterizar a situação atual da prostituição no Brasil e no município de Belo Horizonte.
- Apontar as necessidades de atenção à saúde das mulheres em situação de prostituição.
– Analisar criticamente o estigma e o preconceito que recai sobre elas Desenvolver uma visão crítica da prostituição para a sociedade e o sistema de saúde
–– Debater questões relacionadas às políticas públicas voltadas para esse público. 

Metodologia
O evento compreenderá exposições realizadas por convidados que tenham experiência teórica e prática na área, seguidas de discussão ampliada pela plenária.  Haverá avaliação dos participantes sobre os temas apresentados. 

Serão realizadas mesas redondas, projeção de documentário, exposição de trabalhos, além de uma programação cultural com apresentações artísticas, visando enfatizar o valor da cultura negra para a sociedade e para o país. 
INSCRIÇÕES:  de 28 de outubro a 17 novembro de 2014
Local: CENEX - Escola de enfermagem da UFMG   (Av. Alfredo Balena, 190)
REALIZAÇÃO: Escola de Enfermagem da UFMG /Pastoral da Mulher de BH
APOIO: Pro Reitoria de Extensão da UFMG – PROEX

Nenhum comentário: