quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mulheres e meninas estão sendo usadas como alvos de violência nos conflitos atuais, alerta ONU Mulheres

Uma mulher com os seus dois filhos que fugiram da violência da violência na Somália. Foto: ACNUR/B.Bannon
Diretora executiva da ONU Mulheres apresentou o relatório do Secretário-Geral da ONU sobre mulheres, paz e segurança ao Conselho de Segurança e solicitou mais compromisso com o fim da violência feminina.

Com os maiores números de deslocados desde a Segundo Guerra Mundial, a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, pediu aos Países-Membros da ONU durante a reunião do Conselho de Segurança que resolvam a extrema violência que está em ascensão e ameaça a vida e o futuro de meninas e mulheres em todo o mundo.
Ao apresentar o relatório do Secretário-Geral da ONU sobre mulheres, paz e segurança, a diretora da ONU Mulheres destacou uma mudança na natureza dos conflitos – do Iraque ao Mali- em que mulheres e meninas são alvo específico de extremistas.
Mlambo-Ngcuka chamou a atenção para o fato de que o deslocamento agrava os conflitos, que por sua vez estão se complicando pelo número de situações de crise em curso, incluindo no Afeganistão, República Centro Africana, Sudão do Sul, entre outros.
Ela destacou a necessidade de acelerar os esforços para alcançar a igualdade de gênero, dizendo que “as mulheres empoderadas são a melhor esperança para o desenvolvimento sustentável, principalmente no pós-conflito”.
As crises no Afeganistão, Síria e Somália originaram metade das 10,7 milhões de pessoas deslocadas por conflitos ou perseguições em 2013. O tema para o debate aberto do Conselho de Segurança deste ano foca na situação das mulheres refugiadas e pessoas deslocadas em todo o mundo.
No próximo mês de outubro o Conselho de Segurança conduzirá uma revisão detalhada da agenda de mulheres, paz e segurança.
Em sua mensagem ao Conselho, o secretário-geral da ONU elogiou o Estudo Global sobre a implementação da resolução 1325, liderada por um seleto grupo consultivo que irá informar o debate do Conselho de Segurança do próximo ano.
O ano de 2015 marca o 15º aniversário da adoção da resolução 1325, o 20º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim e o começo da nova agenda global de desenvolvimento com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: www.onu.org.br

Nenhum comentário: