quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa iniciará com manifestações previstas em sete cidades-sede, entre elas BH


Movimentos sociais críticos com a organização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil convocaram para esta quinta-feira, dia da abertura, manifestações em sete cidades sede: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora, Porto Alegre, Recife,  Rio de Janeiro e São Paulo.


   São Paulo receberá a partida de abertura entre Brasil e Croácia no Itaquerão que é de onde se preveem mais protestos. Foi convocado um movimento que leva o lema de 'Se não tiver direitos, não vai ter Copa' e se prevê organizar uma marcha a pé até o estádio com cerca de 3.000  pessoas, segundo informa o diário 'Folha de São Paulo'.

   Além disso, o Comitê Popular da Copa convocou ao meio-dia o ato 'Manifest' e para a semana seguinte, no dia 19 se arquiteta a manifestação 'Não vai ter tarifa'. Os manifestos estão sendo organizados pelo Movimento Passe Livre, responsável pelo início das manifestações do ano passado contra as subidas do preço do metrô.

   No Rio de Janeiro foram convocadas duas manifestações; uma no centro e outra na estação de metrô Cardeal Arcoverde, próxima ao recinto Fifa Fã Fest na praia de Copacabana, onde se espera que se reúnam até 20.000 pessoas para ver os jogos em uma tela gigante.

   Os manifestantes protestam contra os elevados custos da Copa e a corrupção da classe política, e pedem por melhoras nos investimentos em saúde, educação, segurança e transporte público. Ainda que não são previstos protestos muito numerosos, é possível que se vejam reforçadas por grupos de trabalhadores que foram à greve nas últimas semanas.

Estas são as reivindicações em Belo Horizonte:

- Pelo fim das remoções forçadas e pela garantia do direito à cidade e à moradia adequada a todos e todas. Exigimos a realocação chave-a-chave de todas as famílias removidas!

- Pelo direito a livre manifestação e contra a criminalização do protesto e dos movimentos sociais.

- Em apoio aos funcionários da rede Pública Municipal de Belo Horizonte.

- Pelo transporte gratuito e de qualidade. Tarifa Zero é mais!

- Pela desmilitarização da polícia, porque uma sociedade justa e democrática não se constrói com morte e repressão.

- Pela economia popular exigimos o direito ao trabalho ambulante e a expressão da cultura popular. Volta tropeirão! Dignidade aos barraqueiros do mineirão e feirantes do mineirinho.

- Pelos direitos humanos e dignidade da população em situação de rua. Exigimos o fim da violência institucional contra o povo da rua, o direito de ir, vir e permanecer no espaço público e políticas públicas para garantir trabalho e albergues dignos.

- Pelo fim das mortes de operários em obras de infraestrutura, exigimos pensão vitalícia para as famílias dos operários mortos e incapacitados em acidentes de trabalho e a responsabilização das construtoras!

- Em defesa das profissionais do sexo, contra a exploração sexual e violência contra a comunidade LGBTT. Exigimos políticas sérias de prevenção e combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas, com campanhas nas escolas da rede pública, rede hoteleira, proximidades dos estádios e nas regiões turísticas, incluindo a capacitação dos profissionais do turismo e da rede hoteleira e o fortalecimento e ampliação das políticas de promoção dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes e população LGBT.

- Contra os gastos abusivos da Copa, exigimos auditoria popular da dívida pública e das privatizações ocorridas nos três níveis de governo.

- Exigimos a revogação da Lei Geral da Copa, que fere a soberania brasileira em nome da FIFA.

- Pela democratização dos meios de comunicação.

- Em apoio as greves no pais!!

Atividades:
- Copelada (em protesto à elitização do futebol)

- Quadrilha (em protesto à proibição de festas populares durante a copa)

Nenhum comentário: