quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Embratur reforça combate à exploração sexual

Em mensagem de fim de ano, o presidente da Embratur, Flávio Dino, pediu a colaboração de cerca de 4 mil operadores de turismo para que ajudem a denunciar suspeitas de caso de exploração sexual.


A mensagem orienta os operadores a informarem seus clientes da existência do serviço disque 100, mantido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que recebe denúncias sobre violação de direitos humanos no Brasil, e a utilizá-lo. O objetivo é levar o Disque 100 ao conhecimento da primeira ponta da cadeia do turismo internacional, o operador que vende pacotes no exterior.

“A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirmou Dino. “Queremos deixar claro a nossos principais parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”, concluiu. Flávio Dino citou, ainda, a importância da campanha da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, que estimula os brasileiros a denunciarem os casos de exploração sexual.

Nas Américas, foram contatados operadores da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Na Europa, Espanha, Itália, Holanda e Reino Unido. Somente nos Estados Unidos foram quase mil contatos.


A ligação para o Disque 100 é gratuita, pode ser feita de qualquer telefone público ou particular e funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. As denúncias recebidas pela SDH são encaminhadas aos órgãos de proteção e defesa em 24 horas, no máximo, e podem ser feitas de forma anônima, com sigilo de informações garantido.
Fonte: Mercados & Eventos

Nenhum comentário: