sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CNBB PROPÕE FRENTE NACIONAL CONTRA TODO TIPO DE TRÁFICO HUMANO.

A formação de uma frente nacional de luta contra todo tipo de tráfico de pessoas será proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), a partir de fevereiro próximo, durante a Campanha da Fraternidade, realizada  por ocasião da Semana Santa. O tema da campanha será “Fraternidade e Tráfico Humano”. O papa Francisco enviará uma mensagem especial de apoio à campanha.

Segundo fontes da CNBB, as Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) dispõem de dados que indicam a continuidade de várias modalidades de tráfico de pessoas no país, envolvendo crianças e adolescentes, trabalhadores rurais e urbanos. Nesse contexto, a campanha denunciará “a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente”.
A CNBB destaca .que que “essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus” e que as violações do tráfico humano “ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.”
Um dos documentos preparatórios da Campanha afirma que “As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” , especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano”. .
POBRES
Com base no seu contato direto e permanente com a população, a Igreja Católics conclui que a maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.

FONTE: www.cartamaior.com.br

Nenhum comentário: