quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sensibilização da Pastoral da Mulher sobre Tráfico de Seres Humanos no ISTA

A Pastoral da Mulher de Bh, juntamente com a CRB -MG realizou nesta quinta-feira (5), no ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino), uma  palestra sobre o Tráfico de Seres Humanos, com a presença da Ir. Sirley,  Ir. Bárbara, Ana Terra (do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de MG) e da Ir. Eudineia, presidente da CRB Regional de Belo Horizonte.

Aproveitando a celebração no ISTA de sua  11 ª Semana Literária, com grande presença de alunos, professores e funcionários, fomos convidados  para expor esta realidade que constitui hoje  um dos mais urgentes apelos históricos para a Sociedade  e para a Igreja.
A Ir. Sirley e a Ir. Bárbara explicaram  que, segundo estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas movimenta mais de US$ 34 bilhões por ano e é considerada a terceira prática criminosa mais lucrativa do mundo. No Brasil, este é um crime em ascensão e está relacionado à remoção de órgãos; à exploração do trabalho análogo à escravidão, tanto na indústria têxtil, como no setor de construção civil e em áreas rurais; à exploração sexual de jovens, homens, mulheres,  inclusive, menores de 18 anos.
Também apresentamos o trabalho da Rede Um Grito pela Vida e convidamos para a participação no Ato Público de repudio a este crime que acontecerá o próximo dia 23 de setembro, dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, na Praça Sete, centro de BH,  às 14.30.

Agradecemos a acolhida do ISTA na pessoa do seu Diretor executivo, P. Manoel Godoy, e especialmente de Maria Terezina Purcino, quem está fortalecendo a parceria desta importante Instituição de Ensino Superior com a CRB e a Pastoral da Mulher. 

Nenhum comentário: