sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A Pastoral da Mulher no 19º Grito dos Excluídos


A Pastoral da Mulher , junto com a Pastoral da Juventude,  movimentos sociais, igrejas e entidades, promovem no próximo dia 07 de setembro, o ato e a marcha do 19º Grito dos Excluídos, que tem como tema deste ano:  Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular.


O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos e tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
O ato deste ano é um protesto para denunciar o modelo político e econômico e as desigualdades do país. Também o Grito das Mulheres estará presente, muitas  são excluídas na questão salarial, no mercado de trabalho e ainda são vistas como mercadoria e alvo de exploração sexual.
A concentração do Grito dos Excluídos terá início às 8h30 debaixo do Viaduto Santa Tereza, no Centro de Belo Horizonte. Além da passeata rumo à Praça 7, haverá apresentações culturais, oficinas e intervenções ao longo do trajeto e uma ciranda contra a violência e em memória dos mártires da luta será formada na Praça da Estação.

Programação:
Ato e Marcha - 07 de Setembro
8h30 - Concentração no Viaduto Santa Tereza – Centro/BH
10h - Marcha

Trajeto: Av. Andradas - Praça da Estação - Rua Guaicurus - Rua Curitiba - Praça da rodoviária - Praça Sete (Ato conjunto e encerramento).

Nenhum comentário: