terça-feira, 10 de setembro de 2013

A Pastoral da Mulher de Bh no Grito dos Excluídos 2013



A Pastoral da Mulher junto com outras pastorais e movimentos sociais participou o passado 7 de setembro do 19º Grito dos Excluídos  em BH, com o tema “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”.  


 A concentração começou logo cedo, às 9h, embaixo do Viaduto Santa Tereza. Depois de um momento de espiritualidade e de diversas apresentações culturais, contamos com a presença do  bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, Dom Luiz Gonzaga. Na sua fala ressaltou a necessidade de estar ao lado dos excluídos socialmente, e também solicitou um minuto de silêncio em favor da paz na Síria lembrando o apelo do  papa Francisco sobre o tema.
A Equipe da Pastoral da Mulher com o bispo auxiliar de Bh, Dom Luis Gonzaga

Por volta das 11h, todos saíram em uma grande caminhada pelas ruas do Centro, passando  previamente  pela Praça da Estação onde foram homenageadas pessoas que deram a vida na luta pela liberdade , entre elas os dois jovens que caíram dum viaduto nos protestos de junho em BH – Douglas Henrique e Luiz Felipe. 



A Pastoral da Mulher denunciou a violência de gênero e a exploração do trabalho feminino, com uma enorme faixa e diversos gritos ao longo da caminhada. Também, numa das paradas na rua Guaicurus,  chamou a  atenção para  a realidade do Tráfico de Seres Humanos, convidando aos presentes para participar do Ato Público o dia 23 de setembro .


A passeata  seguiu até a Praça Sete, onde foi realizado um ato cívico.



Nenhum comentário: