sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hoje as irmãs oblatas comemoram o 148º aniversário da abertura da 1ª casa de acolhida


Em 1 de junho de 1864 teve início a missão da Congregação das Irmãs Oblatas em favor da mulher em situação de prostituição.

No dia 1 de junho de 1864, Madre Antonia Maria da Misericórdia e o Padre Jose Maria Benito Serra abriram uma Casa de Acolhida para mulheres prostituídas, em Ciempozuelos, nos arredores de Madri.
O Projeto da Casa de Acolhida recebeu o nome de Asilo Nossa Senhora do Bom Conselho e foi iniciado por duas mulheres, sendo uma francesa e outra espanhola. Em 1868, Antonia elaborou o regulamento da instituição, do qual emanam os objetivos da mesma: recuperar a dimensão humana das moças acolhidas, ajudá-las a encontrar-se com Deus e reincorporá-las à sociedade, se assim for o seu desejo.
Movidos pelo crescimento da missão, Pe. Serra e Antonia fundaram, em 1870, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, quando então Antonia Maria de Oviedo SchontaI  passou a se chamar Antonia Maria da Misericórdia ou, simplesmente, Madre Antonia, devotando definitivamente sua vida à causa das mulheres em situação de prostituição. Atualmente, a Congregação de Irmãs Oblatas nestá presente na Espanha, Itália, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Brasil, México, Venezuela, Colômbia, Uruguai, República Dominicana, Guatemala, Porto Rico, Angola e Filipinas.



Nenhum comentário: