terça-feira, 29 de maio de 2012

Marcha das Vadias levou centenas de pessoas às ruas em Belo Horizonte

Centenas de mulheres – e homens – reuniram-se , na tarde do passado sábado (26), para participar da Marcha das Vadias em Belo Horizonte. Como forma de protesto, muitas manifestantes seguiram na passeata com os seios à mostra. Exigiam respeito ao corpo e às decisões e desejos das mulheres.

De acordo com uma das organizadoras da manifestação em Belo Horizonte, Débora Vieira, de 30 anos, a marcha ajuda a tirar o rótulo de que a mulher que sofre algum tipo de abuso é sempre a culpada. “O objetivo é convocar as pessoas para protestar de uma maneira divertida”, afirma.
 A marcha começou na Praça Rio Branco, no Centro da capital, e seguiu em direção à Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da cidade. Além da capital mineira, o movimento é realizado em mais de 20 cidades do Brasil e do mundo, incluindo, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Toronto, no Canadá.
Elas sairam da Praça Rio Branco, no Centro de Belo Horizonte
O machismo foi um dos principais alvos do protesto. Diversas faixas e cartazes traziam mensagens afirmando a independência feminina, principalmente em relação ao sexo.
A manifestante Vanessa Sander, de 22 anos, fez questão de participar da marcha pela segunda vez. “Para mim, estar aqui é estar a favor da autonomia do corpo da mulher”, diz. No cartaz, a jovem dava seu recado: “lugar de mulher é onde ela quiser”.
Slut walk
 O movimento começou no Canadá, quando um policial aconselhou que mulheres evitassem se vestir como “vadias” a fim de diminuir os casos de violência sexual. A declaração do oficial motivou feministas de todo o mundo a saírem às ruas da forma por ele descrita, com o propósito de chamar atenção para a causa.

Fonte: Globo

Nenhum comentário: