quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aumento da prostituição de menores durante a Copa do Mundo

 "Nós não podemos permitir que com uma coisa tão boa, como ter a Copa no Brasil, a gente possa ter a vergonha de transformar o país em um centro de atração de turista pelos jogos e de turistas sexuais por causa das nossas menores", afirmou o senador  Cristovam Buarque.


Em discurso nesta quarta-feira (2), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) se disse preocupado com outro problema ligado à Copa do Mundo no Brasil: o aumento da prostituição de menores durante a realização do evento.  Para ele, o problema se soma à liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
 Cristovam lamentou a inexistência de qualquer mobilização ou debate, nem entre o governo e as autoridades responsáveis pelo evento, nem na Federação Internacional de Futebol (Fifa), para reprimir, com rigor, um possível aumento da prostituição de menores durante os jogos da Copa. Sua preocupação, afirmou, elevou-se depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu um homem acusado de estuprar três menores de 12 anos: sob alegação de que as meninas se prostituíam, os juízes viram consentimento nas relações sexuais.

- Nós não podemos permitir que com uma coisa tão boa, como ter a Copa no Brasil, a gente possa ter a vergonha de transformar o país em um centro de atração de turista pelos jogos e de turistas sexuais por causa das nossas menores – disse.

Ao registrar a realização de audiência pública onde os dois temas foram discutidos, Cristovam posicionou-se contra a liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas durante a realização dos jogos. Em sua opinião, a liberação, contrariando lei já em vigor no país, pode perturbar o próprio funcionamento das partidas e vai ferir a soberania.

- O fato de mudarmos as regras porque a Fifa nos impõe é uma vergonha, uma desmoralização e uma perda de soberania nacional. E, se alguém disser que o Brasil está escolhendo livremente, então por que não liberar depois da Copa? Então quem errou quando se proibiu o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol há alguns anos? – questionou.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: