terça-feira, 10 de abril de 2012

PÁSCOA, UMA CIRANDA DE LIBERTAÇÃO


A Pastoral da Mulher, em Belo Horizonte, abriu a Semana Santa, trabalhando o sentido e significado do Mistério da Vida, Paixão, morte e Ressurreição de Jesus. Na segunda feira, refletimos e rezamos o texto de Jo 12,1-11. Maria, que tomando quase meio litro de perfume de nardo puro, ungiu os pés de Jesus em Betânia. E durante a semana este perfume foi sendo exalando no Cantinho da Paz, por todos os agentes e por cada mulher que participou das atividades, curso, ou que nos visitaram.

Num clima de comunhão com os sofrimentos e as paixões que hoje padecem a humanidade; mulheres e agentes se preparam para o momento da entrega total da vida de Jesus na celebração da última Ceia e Lava-pés. Antes, porém, da ceia fizemos uma caminhada até o Cantinho, refletindo, rezando e cantando com as palavras: Escravidão, libertação, nossos antigos pais e mães do passado e vida nova. Fazendo memória da caminhada do povo de Deus no Egito, e nossas lutas de hoje. Ao chegarem à porta no Cantinho da Paz, as mulheres foram acolhidas e ungidas por duas agentes com as palavras: você também é povo de Deus. E todas entraram para celebrar, a Ceia Judaica.
Durante a celebração os agentes foram contando a historia, de como os pais e mães contavam para seus filhos e netos a historia da escravidão e como Deus havia libertado, o antigo povo de Israel no Egito. Durante esse dialogo na medida, em que íamos mencionando na historia as palavras; escravidão; ervas amargas, promessa, aliança, nossos antigos pais e mães; mulheres e agentes iam experimentando não somente as palavras, mas, iam também comendo ervas amargas e pão ázimo.
E para sentirem o momento da libertação provaram de uma fruta doce e gostosa. Terminamos a celebração com o gesto do Lava-pés, e degustando pão com suco de uva.
Na segunda feira, dia nove, Oitava de Páscoa, Celebramos com as mulheres, no Cantinho da Paz, a festa da Ressurreição de Jesus. As agentes, e os agentes, dentro de uma dinâmica de Cirando e dança circular fez uma dramatização em forma de reportagem, aonde o repórter ia entrevistando os discípulos, testemunhas importantes da ressurreição de Jesus, e eles e elas foram falando de seus e sentimentos de medo, angústia, traição, mas, sobretudo da alegria que surgiu no encontro com Cristo Ressuscitado. Mas, Jesus continua ressuscitando vida nova em cada mulher que se coloca em processo de libertação, por isso, as agentes na ciranda da nova vida, foi fazendo memória dos pontos de crescimento de cada mulher aí presente como sinais de ressurreição de um novo recomeçar. Foi uma experiência bonita e de fé na vida.
Assim terminamos nossa tarde com muita musica e festa.
Feliz Páscoa, pra você leitora ou leitor.
I.   Sirley OSR

Nenhum comentário: