quarta-feira, 14 de março de 2012

Marcha de mulheres do norte de Minas Gerais promove busca por justiça, liberdade e igualdade

Para mostrar a força feminina e combater a desigualdade que afeta a região, as mulheres organizadas, através da Associação do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas, realizam a III Marcha das Mulheres do Norte de Minas que pretende reunir mais de 2 mil representantes, de 33 municípios, para saírem às ruas em busca de um mesmo objetivo: justiça, liberdade e igualdade.

O evento acontecerá no município de Taiobeiras, microrregião do Alto Rio Pardo, e terá início nesta sexta-feira, dia 16, para a chegada, acolhida e hospedagem das participantes; a marcha acontece no sábado, dia 17 de março, com concentração na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras a partir das 7h.
De acordo com Maria Assis, da Associação do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas, a iniciativa de realizar o encontro surgiu tanto pela necessidade de fortalecer o movimento feminista, como mostrar para a sociedade a força das mulheres do norte de Minas e, com isso, promover discussões, coletar dados e divulgar informações sobre a discriminação contra as mulheres: "Nos reunimos de três em três meses para discutir planos de melhorias para as mulheres da região e propor ações que contribuam com as mudanças”, disse Maria.
Durante o evento serão debatidos o "Combate à violência contra as mulheres”, o "Trabalho produtivo e reprodutivo das mulheres”, o "Salário digno, com justiça, igualdade e liberdade” e a "Mineração não é desenvolvimento, é destruição”, temáticas que, segundo Maria Assis, foram motivadoras para a realização da terceira edição da Marcha. As anteriores aconteceram em 2009, em Montes Claros, considerada a capital norte-mineira, e em 2011 entre os municípios de Nova Porteirinha e Janaúba.
A Marcha, que tem a parceria de diversas organizações sociais e grande parte dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região, tem o propósito de levantar questões sobre a desigualdade que torna as mulheres socialmente desfavorecidas, com salários inferiores aos dos homens, e denunciar a violência que vitimiza muitas mulheres da região do norte de Minas. Também é prioridade do encontro alertar a população sobre a construção do minério em Minas Gerais, que está contribuindo para a desapropriação das familiares agricultoras, que vendem suas terras por um valor irrisório e perdem os seus direitos de propriedade.
Para Maria, uma das representantes da Associação, o acontecimento já trouxe resultados satisfatórios, pois além de tornar as mulheres conhecedoras dos seus direitos, chamou a atenção da população, que passou a ter mais consideração com esta problemática que atinge muitas mulheres no local. "Ouvi relatos de que no município de Janaúba, onde a desigualdade de salários entre homens e mulheres era grande, depois das manifestações deu uma alavancada quanto a melhorias e na forma que as mulheres são tratadas”, declarou.
As expectativas para a III Marcha das Mulheres do Norte de Minas são muito positivas, pois além de contar com mulheres representantes de uma longa caminhada, também contará, pela primeira vez, com a participação da juventude rural, que terá oportunidade de conhecer de perto os seus direitos: "Muitas dessas jovens adolescentes ficam presas dentro de casa, mas a partir dessa experiência elas vão perder o medo de sair às ruas em busca de seus direitos”, afirmou Maria.
Fonte: adital


Nenhum comentário: