sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Pastoral da Mulher de BH participa do curso de verão do CESEP


Três integrantes da equipe da Pastoral da Mulher de BH, Lucinete Santos, a Irmã Sirley OSR, e a coordenadora Isabel  C. Brandão, participam do Curso de Verão do CESEP. A 25ª edição do Curso de Verão começou no domingo, dia 8, e segue até o domingo seguinte, 15, tratando da temática “Religiões Construtoras da Justiça e da Paz”.


Realizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEP), nas dependências da PUC-SP, o curso é um programa de formação popular no campo sócio-cultural a partir dos desafios da realidade, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade, além de um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.
Este ano, as palestras e celebrações que acontecem no teatro TUCA serão transmitidas ao vivo pela web através da TV Verão (www.ceseep.org.br/tv_verao.html) e será possível interagir com a webtv pelo e-mail tvverao@gmail.com.
Dos dias 8 a 12 de janeiro e também no sábado, dia 14, a programação da manhã, que será das 8h às 11h, se inicia com um momento de celebração, seguida por uma palestra. Neste domingo haverá após celebração a abertura do curso e o lançamento do livro “XXV – CV Análise de Conjuntura”. 
As outras palestras da semana, todas com transmissão ao vivo são: “Diversidade Religiosa: riqueza e desafio para o diálogo e a cooperação”, com Faustino Teixeira, doutor em ciências da religião, na segunda-feira, dia 9, e na terça-feira, 10; “Deus de muitos nomes”, com Marcelo Barros, na quarta-feira, dia 11, e na quinta-feira, dia 12.
Na sexta-feira, dia 13, a palestra “Espiritualidade do respeito à diversidade”, com Ivone Gebara, teóloga feminista e doutora em filosofia e ciências da religião, terá início às 13h30 e segue até às 15h30, quando haverá a reflexão “APROPUC: Basta de  assassinatos”, com Priscilla Cornalbas e  Wilton Andrade.
O fim de semana de encerramento do curso começa com celebração no TUCA, às 8h do sábado, dia 14, seguida da continuidade da palestra de Ivone Gebara. No domingo, dia 15, das 8h às 11h, Luiz Carlos Dias apresenta a temática da Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e Saúde Pública”, e à tarde, a partir das 13h30 haverá a socialização dos saberes, produzidos em grupo durante a semana, e a celebração conclusiva do curso. 
 Dinâmica do curso
O Curso de Verão acolhe pessoas que buscam a unidade dos cristãos e o respeito e compreensão entre homens e mulheres, na busca de uma sociedade que promova a Justiça, a solidariedade e a defesa do meio ambiente.
A proposta é oferecer uma acolhida particular a cada participante, a partir da metodologia da educação popular, combinando reflexão e criatividade, vivência e compromisso, arte e celebração.

Fonte: CESEP

Nenhum comentário: