segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Venha participar do Grito dos/ as Excluídos/as de BH


A Pastoral da Mulher de BH, em parceria com outras pastorais e diversas entidades dos movimentos populares convoca a sociedade em geral a participar na próxima quarta-feira (7), da 17ª edição do Grito dos/as Excluídos/as, tradicional movimento de manifestação popular cujo principal objetivo é chamar a atenção para as condições de crescente exclusão social no país. O Grito  tem como lema em 2011 “Pela vida grita a terra… Por direitos, todos nós!”


A Campanha da Fraternidade deste ano, com o lema: “A criação geme em dores de parto” representou um grito em defesa do planeta e todas as formas de vida. Por isso, O Grito deste ano é o grito do planeta Terra, que está sendo devastado por um desenvolvimento predatório.

Neste ano será realizado na Praça da Estação, com concentração às 8.30 horas.
Os organizadores sugerem que todos levem seus cartazes e bandeiras de luta, somando-se a todos os companheiros e companheiras. A Pastoral da Mulher levará seus gritos contra a violência de gênero.

O Grito nasceu de duas fontes distintas, mas complementares. De um lado, teve origem no Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), como uma forma de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema – “Eras tu, Senhor” – abordava o tema Fraternidade e Excluídos.

De outro lado, brotou da necessidade de concretizar os debates da 2ª Semana Social Brasileira, realizada nos anos de 1993 e 1994, com o tema “Brasil, alternativas e protagonistas”. Ou seja, o Grito é promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), aos movimentos sociais, entidades e organizações.

Desde 1995 foi escolhido o dia 7 de setembro para as manifestações do Grito dos Excluídos. A idéia era aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A verdadeira independência passa pela soberania da nação. Um país soberano costura laços internacionais e implementa políticas públicas de forma autônoma e livre, não sob o constrangimento da dívida externa, por exemplo. Relações economicamente solidárias e justiça social são dois requisitos indispensáveis para uma verdadeira independência.
O Grito dos Excluídos, em seus 17 anos de existência vem se afirmando como a mais importante mobilização popular, na Semana da Pátria, em vista da construção de um projeto popular para o Brasil.



Nenhum comentário: