terça-feira, 27 de setembro de 2011

O programa Zorra Total estimula violência contra a mulher

         Um programa de humor da Rede Globo tem ido ao ar todo sábado com o tema "Metrô Zorra Total" e tem apresentado um famoso quadro com as personagens Valéria e Janete. A polêmica da vez é a denúncia do Sindicato dos Metrôs que defende a idéia de que a emissora está desrespeitando o problema do assédio sexual, já que o quadro trata as mulheres de forma desrespeitosa, onde alguém se aproveita da ingenuidade de Janete e a amiga Valéria a aconselha a aproveitar, afirmando que ela não estaria em condições de escolher. E após esse quadro ter uma repercussão tão grande, aconteceu o primeiro estupro no metrô de São Paulo.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários de São Paulo preparou uma carta aberta à população que foi distribuída ao longo da semana nas principais estações do metrô paulistano. A publicação pede que o quadro Metrô Zorra Brasil, do humorístico Zorra Total (Globo), seja retirado do ar.


Em entrevista ao R7, Alex Fernandes, do conselho fiscal da diretoria do Sindicato os Metroviários de São Paulo, comentou a situação.
- Nós fizemos uma carta aberta à população, uma prática que temos todos os meses, e o foco foi uma denúncia de que o programa Zorra Total estimula a violência contra a mulher no transporte do país. Fizemos um debate, uma intervenção no sentido de que este tipo de programa incentiva a violência contra mulher no transporte do país afora. Nós pedimos que a rede Globo retire este quadro de sua programação. Que continue com o trem, mas o programa não pode exibir algo que estimule a violência contra a mulher.
“Ai, como tô bandida!”
No empurra–empurra fictício do vagão os diálogos sobre 'pegação geral’ acontecem entre as personagens Valéria e Janete. A condutora do transporte é Dilmaquinista, uma referência à presidente Dilma Rousseff.
Segundo Alex, a Globo não procurou o Sindicato para resolver a questão. A diretoria voltou a se reunir neste sábado (24) para analisar uma nova investida no assunto. Alex finalizou esperando um resultado positivo.
- Na distribuição da carta aberta, no contato com a população, tanto homens quanto mulheres tiveram uma aceitação muito positiva. Tivemos muita gente apoiando a nossa iniciativa. Estamos acreditando que teremos pelo menos uma reflexão na sociedade.
Outro lado
Em nota, a Rede Globo negou que o programa estimule a violência contra a mulher e ressaltou que o objetivo do quadro é de apenas “entreter o telespectador”.
Leia a nota na íntegra enviada ao R7 pela Central Globo de Comunicação:
“O Zorra Total é um programa humorístico cujos quadros trazem situações fictícias dissociadas da realidade. O quadro em questão não incita qualquer comportamento, muito menos a violência contra a mulher. Seu objetivo é entreter o telespectador, no que, acreditamos, é bem-sucedido. A TV Globo se orgulha de ser um veículo de comunicação que sempre defendeu os direitos da mulher em campanhas de conscientização, no seu conteúdo jornalístico e nas ações de responsabilidade social veiculadas em suas obras de dramaturgia.”
Fonte: Africas

Um comentário:

Sil disse...

Acho essa materia ridicula, nenhum home precisa do Zorra Total para praticar um ato desse tipo, alguém pode me dizer hoje em dia quem acha graça de um humor que não é da cintura para baixo? o Zorra Total é um programa de humor, e esse quadro serve também para expor o que acontece no metrô só que de uma forma mais leve, só depende do ponto de vista. agredir a globo sempre vai ser obra dos recalcados.