segunda-feira, 8 de junho de 2009

APMM/BH no VII Encontro Formativo da Rede de Pastoral Oblata


Durante os dias 12,13 e14 de maio, a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte se integrou às irmãs e agentes dos projetos pastorais oblatas, a fim de participar do VII Encontro Formativo da Rede de Pastoral Oblata. O tema deste ano foi os “Encantos e armadilhas da sexualidade humana: defesa de leis e princípios e ou defesa da vida”, que contou com a assessoria de Ivone Gebara [1]. A abertura foi feita pela Ir. Ivoni Grando, coordenadora provincial das oblatas, que, além de dar as boas vindas, refletiu sobre a importância do encontro e do fortalecimento do espírito da Rede. Estiveram presentes cerca de 40 irmãs e agentes dos projetos de Juazeiro (BA), Salvador, Belo Horizonte, Santo Amaro (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O Encontro proporcionou uma abordagem teórica, debates e reflexões acerca de itens como: aborto, homossexualismo, prostituição e ética, métodos contraceptivos e legalização da prostituição. Isso trouxe um aprofundamento em torno de assuntos polêmicos e que estão presentes na realidade do trabalho desenvolvido junto às mulheres em situação de prostituição.

Ivone Gebara conduziu os debates e nos aproximou de temas que ainda se configuram como tabu, que levantam dúvidas e questionamentos. Também nos instigou a estudar e nos aprofundarmos mais em determinadas questões. Dentre suas abordagens, ressaltaram-se assuntos como “guetos culturais”, interferências do nosso olhar sobre o mundo e modos de viver a vida, a sexualidade humana dividida entre encantos e armadilhas, a complexidade das relações humanas, entre outros.

No decorrer de exposições e debates, houve a troca de experiências vivenciadas nas realidades dos projetos, apontamento de leis, o levantamento da importância do empoderamento das mulheres e do engajamento de todas e todos na batalha pela efetivação de uma sociedade mais justa. Seguimos então, ponderando sobre temas, em busca de posicionamentos que não sejam taxativos, mas sim reflexivos.

1-Irmã Ivone Gebara é doutora em Filosofia e em Ciências Religiosas; ministra cursos e profere palestras por todo o Brasil sobre a Hermenêutica feminista, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos do discurso religioso. É autora de vários artigos e livros, como: As águas do meu poço (2005), O que é Teologia (2006), O que é Teologia Feminista (2007), publicados pela Editora Brasiliense.

Nenhum comentário: