quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Debate na pastoral coloca em pauta políticas públicas, cidadania e direitos da mulher



Da esq. para a direita: Margareth Araújo (COMDIM)
e Marisa Leão (PBH)



No dia 27 de agosto de 2008, estiveram presentes no Cantinho da Paz (espaço da Pastoral da Mulher BH) Margareth Araújo, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher/Prefeitura BH, e Marisa Leão, Gerente regional de programas sociais/Prefeitura BH. A proposta era abordar Políticas Públicas, Cidadania e os Direitos da Mulher. No decorrer do debate as mulheres participantes do cantinho da Paz foram levantando questões primordiais, como “o que são Políticas Públicas?”.



Margareth abordou esse tema dirigindo-o para as mulheres e falando da utilidade das Políticas Públicas. Segundo ela, tais políticas devem ser buscadas. Ela cita aquelas mulheres que se organizam e propõem uma mudança à sociedade. Baseando-se em uma atividade realizada no cantinho da Paz, ela diferencia a sociedade vivida da Sociedade sonhada, a qual estamos sempre buscando, que se traduziria na conquista da harmonia.



“Temos necessidades diferentes, mas essas têm que ser atendidas. As políticas têm que contemplar a todos. Vamos protestar, mas vamos nos organizar”.



Para Margareth uma coisa é passar por um problema e não ser vista e outra é ter a visibilidade para tal problema. Falando sobre a cidade de Belo horizonte diz que existem muitas questões sendo revistas, que a cidade está começando a se abrir para as pessoas diferentes, mudando para abrir os olhos para a questão da violência.



“As coisas não estão prontas, estão sendo construídas”. Dentre as questões revistas pode-se citar a situação dos idosos e idosas, de pessoas portadoras de deficiência, da própria mulher (pobre, negra, em situação de prostituição etc).

Nenhum comentário: