sábado, 2 de janeiro de 2016

Metas de Ano Novo!


Começa a temporada de metas de Ano Novo. Fazer dieta todos os dias, nunca faltar a academia, perder quilos e mais quilos... Clássico. Tudo isso se relaciona mais com a aparência do nosso corpo do que com bem estar e os métodos empregados para atingir a tal meta dos sonhos não promovem saúde de maneira alguma. E o que promovem?


Ora, um aparelho de ginástica exclusivo que cabe embaixo da sua cama, um programa alimentar de alguma celebridade, shakes caríssimos,o valor de um trimestre adiantado na academia, cápsulas suspeitas e enganosas que podemos adquirir pela internet. Tudo pelo fabricante. Nada por você.


Doutrinar pelo medo é incutir nas mentes quanta felicidade e bem estar estamos perdendo por não termos um corpo menor. Essa dinâmica beneficia a indústria, não os individuos. As estratégias de marketing (leia-se: fazer você se sentir insatisfeit@) visam o lucro e é o tipo de lucro mais nefasto que existe: em cima do desejo de aceitação e da autoestima das pessoas.

Ano Novo é momento de promessas e muitas pessoas prometem loucuras, mas é importante lembrar que um número aleatório de manequim ou de quilos perdidos JAMAIS será o caminho para plenitude, confiança e felicidade. Muitas dessas loucuras de ano novo são nocivas e ferem o corpo com exercícios extenuantes, restrições ou dietas malucas… E algo que fere o corpo não pode trazer saúde ou felicidade. Porque uma coisa automaticamente exclui a outra.

Quando conseguimos nos aproximar ou mesmo atingir as metas insanas, o resultado é sempre transitório. É um estado de vida temporário que não perdura e não faz ninguém pleno, feliz, amado e livre de problemas. Muito pelo contrário! Dietas confundem o organismo e já sabemos que após um períoso de restrição nós engordamos tudo o que perdemos e mais um pouco… e sabemos também que o exagero na busca das metas fitness pode levar a problemas como lesões e fadiga crônica.


Nada bom, certo?

E se neste final de ano nós deixássemos de lado os sonhos de modificar nosso corpo e resolvéssemos trabalhar com a ferramenta que temos, ou seja, o nosso corpinho como ele é?

Esqueça os números. Esqueça a calça jeans de cinco anos atrás. Esqueça a balança!



(Ame-se e o resto se ajeita)

Estabeleça metas que tenham mais relação com ter saúde se sentir bem como:

1) começar uma nova atividade física e descobrir as possibilidades do seu corpo. Nadar, dançar, lutar, correr… que tal?

2) que tal se comprometer com deixar o carro em casa mais vezes, ir a pé até locais próximos e usar as escadas ao invés do elevador? Pense na diferença que aquele lance de escadas diário poderá fazer dentro de um ano!

3) pare de detestar seu corpo. Desfiar um rosário de críticas diante do espelho não leva ninguém a lugar nenhum. Só causa ansiedade e tristeza. E se em 2015 você descobrir que pode ser gentil consigo mesm@?

4) alimente sua mente com mensagens positivas. Que tal um jejum, só que de Instagram Fitness? Que tal uma dieta, só que de sites de fofoca? Deixe pra lá o conteúdo que te deixa pra baixo e se sentindo inadequad@.

5) alimente seu corpo com comida boa e saudável. Sem dieta, sem pressões, sem modismos. Invista em pequenas mudanças de cada vez. Que tal consumir mais água? Ou comer mais frutas? Estabeleça metas simples e atingíveis e trabalhe com elas.

6) vamos pensar em juntar tesouros no coração. Daqueles que a traça não come e a ferrugem não estraga. Nós não existimos só para consumir e para servir de adorno pro mundo. Mulheres não existem só para serem observadas pelos outros. Nós temos potencialidades, vamos descobri-las! A coisa mais importante do mundo não é ter uma aparência perfeita, valemos muito mais do que isso. Em 2015 vamos descobrir o valor do estudo, do trabalho, do empoderamento!

Eis um lembrete para o ano que vem: EU NÃO SOU EXPOSIÇÃO!

Fonte: https://naosouexposicao.wordpress.com/

Nenhum comentário: