domingo, 3 de janeiro de 2016

A quem nós adoramos? -Por José Antonio Pagola-

Os Magos são do "Oriente", um lugar que evoca a pátria judaica da astrologia e outras ciências estranhas. Eles são pagãos. Não os apresentaram as Sagradas Escrituras de Israel, mas a linguagem das estrelas. Desejam buscar a verdade e são lançados para descobrir. São guiados pelo mistério, eles sentem necessidade de "adoração".


Os Magos chegam ao redor de Jerusalém.  Eles têm visto uma nova estrela brilhar que os faz pensar que nasce "rei dos judeus" e que ela os levará a "adorá-lo." Este rei não é Augusto. Nem Herodes. Onde está? Esta é a sua pergunta.

Herodes estava "assustado". A notícia não lhe trouxe qualquer alegria. Ele é que foi nomeado por Roma "Rei dos Judeus". Temos que acabar com o recém-nascido: Onde está esse estranho rival?  Os "principais sacerdotes e escribas" conhecem as Escrituras e sabem que vai nascer em Belém, mas não se importam com a criança e não gostariam de colocá-la em local de culto.

Isto é o que Jesus encontra ao longo de sua vida: a hostilidade e rejeição da parte de representantes do poder político; indiferença e resistência por parte de líderes religiosos. Somente aqueles que buscam o reino de Deus e a sua justiça vão O acolher.

Os Magos são encorajados a continuar a sua longa busca. Às vezes, a estrela que guia desaparece deixando-os na incerteza. Outras vezes, brilha novamente enchendo-os de "imensa alegria". Finalmente  “encontram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram.”

Em seguida, colocam ao seu serviço a riqueza que eles têm e os tesouros que possuem.  Esse garoto pode contar com eles, porque eles  O reconhecem como seu Rei e Senhor.

Em sua aparente ingenuidade, essa história levanta questões cruciais: a quem devemos nos ajoelhar?  Como é chamado o "deus" que adoramos na profundidade do nosso ser?  Dizemos que somos cristãos, mas, será que vivemos a adorar o Menino de Belém? Colocamos os seus pés a nossa riqueza e nosso bem-estar? Será que estamos dispostos a ouvir o seu chamado para entrar no reino de Deus e sempre buscar a sua justiça?


Em nossas vidas sempre há alguma estrela que nos guia em direção a Belém.

Nenhum comentário: