domingo, 13 de dezembro de 2015

Que podemos fazer?

A pregação do Batista sacudiu a consciência de muitos. Aquele profeta do deserto dizia-lhes em voz alta o que eles sentiam no seu coração: era necessário mudar, voltar a Deus, preparar-se para acolher o Messias. Alguns se aproximavam d’Ele com esta pregunta: Que podemos fazer?


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,10-18 que corresponde ao III Domingo do Advento, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.Eis o texto

Batista tem as ideias muito claras. Não lhes propõe acrescentar à sua vida novas práticas religiosas. Não lhes pede que fiquem no deserto fazendo penitência. Não lhes fala de novos preceitos. Ao Messias é possível acolhê-lo olhando os necessitados.

Não se perde em teorias sublimes nem em motivações profundas. De forma direta, no mais puro estilo profético, resume tudo numa fórmula genial: "O que tenha duas túnicas, que as reparta com o que não tem; e o que tenha comida, que faça o mesmo". E nós que podemos fazer, para acolher Cristo no meio desta sociedade em crise?

Antes de tudo, esforçar-nos muito mais em conhecer o que está se passando: a falta de informação é a primeira causa da nossa passividade. Por outro lado, não tolerar a mentira ou o encobrimento da verdade. Temos de conhecer, em toda a sua crueza, o sofrimento que se gera de forma injusta entre nós.

Não basta viver a golpes de generosidade. Podemos dar passos para uma vida mais sóbria. Atrever-nos a fazer a experiência de nos "empobrecermos" pouco a pouco, recortando o nosso atual nível de bem-estar, para partilhar com os mais necessitados tantas coisas que temos e não necessitamos para viver.

Podemos estar especialmente atentos a quem caiu em situações graves de exclusão social: despedido, privado da devida atenção sanitária, sem rendimentos nem recurso algum... Temos de sair instintivamente em defesa dos que estão próximos a fundir-se na impotência e a falta de motivação para enfrentar o seu futuro.

A partir das comunidades cristãs podemos desenvolver iniciativas diversas para estar próximo dos casos mais gritantes de desamparo social: conhecimento concreto de situações, mobilização de pessoas para não deixar sozinho a ninguém, aporte de recursos materiais, gestão de possíveis ajudas...

A crise vai ser longa. Nos próximos anos vai nos ser oferecida a oportunidade de humanizar o nosso louco consumismo, tornar-nos mais sensíveis ao sofrimento das vítimas, crescer em solidariedade prática, contribuir para denunciar a falta de compaixão na gestão da crise... Será a forma de acolher
Cristo com mais verdade nas nossas vidas.


Fonte: Ihu

Nenhum comentário: