sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pastoral da Mulher de BH participa do Outubro Rosa

A Unidade Oblata em MG participa do movimento do “Outubro Rosa” de prevenção ao Câncer de Mama. As mulheres  já receberam suas fitas cor de rosa que serão usadas durante todo o mês, como parte da campanha realizada internacionalmente, com a intenção de lembrar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


A Pastoral  da Mulher realizou ações como: entrega do Laço Rosa, distribuição de folders da campanha, cartazes e também diálogos com as mulheres que durante estes dias visitaram nosso espaço e participaram das atividades.
Além dos laços, os principais espaços da sede da Pastoral  foram decoradas com balões cor de rosa, e cartazes alusivos a esta campanha.
“Outubro Rosa” tem como foco principal a prevenção do câncer, destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O desafio, de acordo com os especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.


O CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Ainda segundo o INCA, a estimativa de novos casos até o final deste ano é de 57.120.

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


Nenhum comentário: