sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Avaliação anual na Pastoral da Mulher de BH


A Pastoral da Mulher de BH realizou, de 27 a 28 de outubro, a avaliação anual e o desenho dos objetivos e estratégias do planejamento para 2015.

O Encontro foi conduzido pelo avaliador externo do CAIS, Daniel Rech.  


Na semana previa as próprias mulheres acompanhadas realizaram avaliação das diferentes atividades nas quais participaram e suas opiniões e sugestões foram acrescentadas à nossa analise avaliativa.
Foram apresentados dados sobre resultados e impactos de nossa ação pastoral, e se estudou o grau de alcance dos objetivos estabelecidos no inicio do através dos indicadores  determinados previamente.
Mais um ano observamos um  aumento do nº de mulheres atendidas (235 mulheres foram atendidas na nossa sede, mais de 700 mulheres contatadas nas visitas a campo, e foram realizados 4.092 atendimentos).
Entre os resultados e impactos alcançados pudemos constatar uma melhoria na saúde  e na autoestima de um número significativo das mulheres acompanhadas.
Também constatamos o releve que tiveram nossas ações de  orientação e acompanhamento às  mulheres  para contribuir à Previdência Social. Com esta sensibilização nas mulheres que exercem a prostituição para que contribuíam ao INSS, estamos evitando situações de grande precariedade na velhice.
Do mesmo modo foi significativo o crescimento de algumas mulheres  em autonomia, protagonismo e exercício de cidadania ,assim como o aumento do numero de iniciativas para o exercício e defesa de seus direitos.
Outro âmbito onde foi percebido um espetacular avanço na Pastoral da Mulher de BH foi na sensibilização social. O elevado nº de eventos (Seminário sobre os impactos da Copa, Congresso Internacional, Cine-Diálogos, Exposição  Artística, e um grande numero de capacitações e assessoramentos externos para sensibilizar sobre  prostituição e tráfico de pessoas ) e seu impacto  na sociedade  ao longo de 2014 foi evidenciado nos dados apresentados na Avaliação.


Foi, em resumo , um momento de celebrar com alegria os frutos colhidos e abrir caminhos para novos passos. Novos desafios surgem.

Nenhum comentário: