terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cristo Redentor Alerta Para o Tráfico de Pessoas e Desaparecidos

Na próxima 4ª feira, 10/9, às 18h, o Cristo Redentor, que fica no Parque Nacional da Tijuca, vai ser iluminado pela cor laranja, para anunciar a criação do Dia de Alerta Contra o Tráfico de Pessoas e Pelos Desaparecidos – iniciativa do site/aplicativo BIA/meufilhosumiu.

Na ocasião, quando a sociedade será novamente alertada a respeito do tráfico humano — que aumenta as estatísticas dos números de desaparecidos no mundo — , o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, presidirá a Oração do Angelus, no alto do Corcovado, pelas vítimas do crime e por seus familiares.
O momento de oração vai contar com a presença de personalidades e representantes de organizações públicas e privadas, ligadas à segurança, direitos humanos e bem-estar social. Jovita Belfort, mãe do lutador Vítor Belfort, cuja filha desapareceu em 2004, o ator  e cantor Rafael Almeida, irmão da cantor Tânia Mara,Carlos Eduardo Sobral, chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal; Coriolano Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, João Batista Damasceno, juiz titular da 1ª Vara de Órfãos e Sucessões do RJ e Ebenézer Oliveira, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo estarão presentes. A iluminação é da Embraarte.

A Igreja e a Tecnologia

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, em 1999, a cada hora, 28 pessoas desaparecem no Brasil. Ao final do ano, o número chega a 40.000 crianças, em um total de 250.000 desaparecidos. A taxa de retorno é baixíssima.
“A luta da Igreja contra o tráfico de pessoas é antiga e foi ratificada através da Campanha da Fraternidade, da CNBB, deste ano”, explica Padre Omar Raposo. “Assim, a sugestão da direção do site BIA/meufilhosumiu, de um alerta tecnológico contra o tráfico humano e pelos desaparecidos, vem somar esforços à nossa missão”.
Segundo Arnaldo Gesuele, presidente do BIA/meufilhosumiu, “A proposta é de uma parceria com a sociedade. O site/aplicativo BIA, que se espelha na lei da Busca Imediata, funciona como um alerta. No momento em que a mãe ou um familiar de um desaparecido faz o Boletim de Ocorrência, vai ao endereço www.biamap.com ou www.biamap.com.br e faz o cadastro, gratuito, do desaparecimento. O registro gera um aviso através dos sistemas Android ou IOS, que é repassado para a sociedade, através das redes sociais, e para autoridades: Polícia Civil, Polícia Federal, delegacias, Ministério Público etc, para que comuniquem portos, rodovias, ferrovias e aeroportos. Nesses casos, a rapidez é essencial; daí a importância do alerta, para as buscas serem iniciadas imediatamente, o que amplia, significativamente, as chances de localização do desaparecido” explica.
Mais informações no hot site do evento: http://www.alertanocristoredentor2014.com.br/

Contato:
Bette Romero
Background Maxx Comunicação

(21) 2543-4056/98123-5032

Nenhum comentário: